Industrial, retrô ou romântico: qual estilo combina mais com você
A Incepa preparou um guia para ajudar a criar o estilo que conversa melhor com sua personalidade por meio dos revestimentos
Um bom lar deve refletir a personalidade de quem mora. Para isso, conhecer os principais estilos de decoração é essencial, tornando possível criar um ambiente harmônico, funcional e que ressalta a individualidade de cada morador. Mas como descobrir qual é o seu estilo perfeito de projeto?
“Mais do que tendência, o estilo eleito deve levar em conta o lifestyle de quem mora e tornar o espaço acolhedor. E isso abrange desde os revestimentos, mobiliários e acessórios”, opina Christie Schulka, Marketing Manager da Incepa, referência quando se fala de pisos e revestimentos cerâmicos e porcelanatos.
Para descomplicar e ajudar na hora de eleger o estilo de decoração perfeito para cada lar, a Incepa preparou um guia com as principais características dos estilos industrial, retrô e romântico. Confira como construir a atmosfera desejada com o revestimento:
Industrial
Para aqueles que gostam de uma inspiração urbana e cosmopolita em seus apartamentos, o estilo industrial é a pedida perfeita. “Muito utilizado na década de 50, sua história remete à Nova York, quando antigos galpões abandonados, mas bem localizados, se transformaram em lofts urbanos”, explica Christie Schulka.
A ideia de adaptar os espaços sem perder a essência resultou em moradias costumeiramente sem divisórias ou paredes estruturais, com tubulação aparente e acabamentos mais rústicos.
“Quando falamos em estilo industrial, imediatamente somos remetidos aos revestimentos. Eles trazem a essência desse morar, prezando por materiais como concreto, cimento queimado ou tijolo aparente”, afirma Christie.
Retrô
Quem busca um lar cheio de memórias afetivas vai se identificar com o estilo retrô, capaz de remeter a outras épocas, com peças que fazem releituras do passado e criam uma atmosfera acolhedora.
“É uma homenagem ao passado, que se inspira nos clássicos de antigamente, mas os interpreta com uma nova roupagem, valendo-se das novas tecnologias”, explica Christie.
Nos revestimentos, isso é visto em peças que evocam os ladrilhos hidráulicos, o clássico granilite, patchwork ou ainda que exploram uma paleta de cores atrelada a outras décadas, como candy colors.
Romântico
Agora, para quem não deixa a delicadeza de lado, o estilo romântico é aposta certeira. “Também chamado de provençal, é um estilo que nunca sai de moda e busca por peças leves e femininas, com tons delicados”, diz Christie Schulka.