Você sabia que a iluminação natural mantém regulado o nosso ciclo circadiano? A designer de interiores e especialista em Neurociência e Psicologia aplicada Fernanda Olinto, à frente do Olinto Design, explica que o ciclo é comandado pelo hipotálamo e equilibra o relógio biológico dos humanos, especialmente pela entrada de luz natural nos ambientes.
Funcionando corretamente, o mecanismo tem o poder de melhorar a qualidade de vida e bem-estar. Os estados de sono e temperatura corporal são outros elementos levados em consideração.
Sendo assim, prestar atenção na luminosidade que o seu lar recebe é extremamente importante. Se você não possui muitas janelas, existem alguns truques que ajudam a melhorar o fator nos espaços.
Veja também
- Casa de vila de 225 m² recebe integração, luz natural e conexão com jardim
- 10 interiores com vidro para deixar a luz entrar
- Cores suaves ressaltam a iluminação natural deste apê de 105 m²
Comece aplicando cores que refletem a luz, principalmente em áreas grandes de parede ou marcenaria, e utilize tonalidades e acabamentos claros. Quanto mais próximo do branco puro, maior será o índice de reflexão do material. Não se esqueça, também, dos acabamentos brilhosos, que intensificam ainda mais o resultado.
Adicionar espelhos em áreas estratégicas é outra sugestão da profissional, paredes opostas às janelas são os locais perfeitos. Esta técnica tem duplo benefício, ajuda na claridade e expõe a paisagem externa, deixando a sua casa ainda mais bonita.
Porém, se você está reformando ou construindo a sua residência e tem como objetivo priorizar este tipo de luz, o recomendado é fazer um estudo específico de insolação referente à localização do seu imóvel. O material irá te ajudar a pensar nas aberturas das esquadrias para explorar a entrada de luminosidade por mais tempo e evitar faces que emitem claridade muito forte.