O bom aproveitamento dos ambientes deixou de ser um diferencial para se efetivar como uma demanda fundamental nos projetos de arquitetura de interiores. A arquiteta Rosangela Pena, responsável por seu escritório homônimo, destaca que essa é uma expectativa dos clientes tanto em imóveis pequenos, onde o uso inteligente e criativo dos espaços tanto torna a vida mais prática e confortável, como em plantas maiores.
“Enquanto profissionais da área, nosso compromisso é realizar um planejamento primoroso para entregar soluções inovadoras. Muitas vezes essas respostas estão em pequenos pontos que passariam despercebidos aos nossos olhos e, por consequência, desperdiçados”, analisa. Em sua análise, o projeto deve levar em consideração o desenvolvimento personalizado ou a escolha de móveis que aliam o design criativo com versatilidade.
Confira 5 ideias realizadas pela arquiteta em seus projetos:
Degrau com gavetas
No quartinho do Pietro, as dimensões aparentemente enxutas não foram impeditivas para um projeto muito bem otimizado. Com o auxílio da marcenaria, Rosangela elaborou uma cama personalizada: além de subir sua altura, construiu uma escadinha que deixa o momento de dormir muito mais divertido. Essa concepção não só propiciou um espaço gostoso para brincar, como também foi o pulo do gato para a arrumação dos brinquedos: na estrutura, os degraus da escadinha se tornaram gavetas e, na lateral, nichos complementares ajudam a deixar o ambiente sempre em ordem.
Refeições rápidas na cozinha
Ter um espaço dedicado para refeições rápidas é sempre uma mão na roda dentro da rotina acelerada dos dias. Nessa cozinha elaborada por Rosangela, ela aproveitou toda a área para o projeto de marcenaria composto por gavetões, amplos armários e um magnífico vão com prateleiras para os objetivos decorativos. Mas onde os moradores poderiam tomar café da manhã e almoçarem sem a necessidade de se deslocarem para a sala de jantar?
E foi justamente ao lado do ‘grande’ nicho ornamentado que ela aproveitou o recuo para dispor a pequena mesa que, graças ao canto alemão somou-se com as cadeiras para oferecer quatro assentos para os moradores. “Além da facilidade, temos também o intuito de trazer uma arquitetura de interiores sempre integrativa entre os habitantes da casa”, verbaliza a profissional.
Cristaleira embaixo da escada
No duplex reformado por Rosangela, uma adega climatizada foi realizada, sob medida, para a área social. Posicionada na sala de jantar, onde ficaria, então, a cristaleira com as taças e os demais itens que os moradores usam durante a degustação dos rótulos? Perspicaz, a arquiteta não teve dúvida: o vão da escada era perfeito e, ao mesmo tempo, discreto para recebê-la.
Painel ripado com porta mimetizada
Neste projeto, além de disfarçar elegantemente a porta do lavabo, o armário também se tornou imperceptível. Dessa forma, o design não só entregou um ambiente clean e sofisticado, mas também garantiu praticidade e organização.
Despensa compacta
Muito presente nos projetos de décadas passadas, a despensa foi perdendo espaço à medida que sua presença ocupava uma área importante para outros ambientes do projeto. Mas ela segue como a melhor resposta para acomodar mantimentos e abrigar os eletros menos utilizados.
No formato em ‘L’ dessa cozinha, Rosangela aproveitou o pequeno recuo para inserir a despensa como um cômodo anexo: como a porta embutida bem próximo ao fogão, os moradores têm acesso rápido aos itens alimentícios que deixaram de ocupar os armários principais do ambiente.