Arquiteta dá dicas de como preparar a casa para mães de primeira viagem

Muitas mulheres vão celebrar o primeiro Dia das Mães este ano e merecem mais conforto e aconchego em casa

Por Redação
Atualizado em 27 jul 2024, 01h14 - Publicado em 9 Maio 2021, 08h00

O Brasil registrou, somente em janeiro deste ano, mais de 207 mil bebês e, com eles, novas mulheres se tornaram mamães. A casa é preparada para a chegada da criança, os espaços são adequados pensando em cada passo que ela vai dar ao longo dos anos. Mas, além do bebê, as mães também precisam de cuidado e atenção.

Vigas de concreto aparente emolduram área social de apê de 98 m². Projeto de Hugo Rapizo. Na foto, quarto infantil, cama de solteiro, berço.
Projeto de Hugo Rapizo. (Rafael Salim/Divulgação)

Pensando nas novas mamães, a arquiteta e CEO da ArqExpress, Renata Pocztaruk, preparou algumas dicas de como tornar a casa mais gostosa, para os cuidados com o bebê e as poucas horas de descanso. Então, neste Dia das Mães, em vez de flores e bombons, que tal uma repaginada na decoração para deixar a casa do jeitinho que ela merece? Confira algumas opções passadas pela arquiteta:

A iluminação adequada

Loft ganha sofisticação com madeira, iluminação cênica e móveis assinados. Projeto de Thais Caixeta para a CASACOR Brasília 2023. Na foto, sala com cozinha, paredes onduladas ripadas e adega.
Projeto de Thais Caixeta. (Edgard Cesar/Casa.com.br)

A iluminação de cada espaço precisa de uma atenção especial, afinal a luz certa é capaz de melhorar ou piorar o conforto no ambiente. Além disso, os os abajures e luminárias de piso ganham cada vez mais atenção na hora de pensar em uma iluminação mais intimista. Uma dica simples é trocar as lâmpadas brancas e incluir as amarelas dentro de casa, pois trazem aconchego. Assim, essa mãe se sentirá muito mais confortável e relaxada em casa.

Continua após a publicidade

Quartos mais aconchegantes

Aconchego e praticidade: apartamento de 126m² possui porcelanato acinzentado neutro e vinílico. Projeto do Estúdio Bena. Na foto, suíte com tons alegres
Projeto do Estúdio Bena (Monica Assan/Divulgação)

Com um bebê recém-nascido, poucos são os momentos de descanso, mas quando acontecem, precisam ser bem proveitosos. Assim, indicamos investir em um jogo de cama macio, e de boa qualidade, sempre 100% algodão. Também pode complementar com almofadas e apostar em um colchão que faça com que se sinta nas nuvens. Essa mamãe merece um sono de princesa para poder cuidar do bebê ao longo do dia.

A sala que toda mãe merece

Apê ganha ilha de cozinha espaçosa e brises delimitando sala de TV. Projeto de Go Up Arquitetura. Na foto, sofá bege.
Projeto de Go Up Arquitetura. (Robson Figueiredo/Divulgação)
Continua após a publicidade

A sala passa a ser o local que muitas mamães passam com os filhos, enquanto dão de mamar ou observam o sono do bebê. Assim, vale a pena repaginar ou trocar o sofá por um modelo mais confortável ou incluir uma poltrona que sirva para amamentação, investir em mesinhas de apoio para colocarem a mamadeira e o controle da TV, além de almofadas macias, para apoiarem as costas.

Decoração funcional

Armário para jogos de tabuleiro e varanda charmosa marcam apê de 110 m². Projeto de Jac Ferreira. Na foto, quarto infantil rosa.
Projeto de Jac Ferreira. (Fotos: Guilherme Pucci / Produção: Deborah Apsan/Casa.com.br)

No quarto do bebê, além da decoração, é importante pensar em como torná-lo prático e funcional para a rotina diária de cuidados que a mãe tem com seu filho. Para facilitar a vida desta mãe de primeira viagem, é fundamental que todos os itens de higiene do bebê estejam ao alcance dos olhos e das mãos. Assim as trocas de fralda, de roupas e até o banho tendem a ser mais fáceis e agradáveis.

Publicidade