Decoração não significa apenas tornar o espaço bonito e elegante, mas também a priorizar a qualidade de vida dos moradores. E conforto é a palavra-chave para os projetos que visam englobar todas essas características. Porém, não existe uma fórmula pronta e única para definir o conceito, por isso é essencial que você entenda o que o conforto significa para você.
Uma sala grande para receber visitas? Uma cozinha aberta para a sala? Um super sofá? Chuveiro a gás de alta pressão? Plantas por todos os lados? Somente ao entender isso será possível planejar o interior para que você crie uma conexão com a casa.
Pensando nisso, a Yuca, proptech referência em soluções descomplicadas de moradia, separou algumas dicas de como deixar o lar mais acolhedor:
Estilos são a base
Trabalhe com cores e itens decorativos. Lembre-se de buscar referências e modelos que atribuem a sensação de lar.
Aposte em fotos para um toque especial, tons neutros para trazer sentimentos bons, peças que guardam memórias – aquelas que foram compradas em viagens ou em um dia marcante – e móveis que sejam úteis para a sua rotina.
Utilize mobiliários e acessórios para construir um cantinho para relaxar e fazer suas atividades preferidas – seja ela yoga, meditação, leitura, desenho ou até para se conectar com a natureza na varanda.
Veja também
Iluminação influenciando tudo
De acordo com a sua preferência, é possível ajustar a iluminação do local. Use espelhos e janelas para duplicar a quantidade de luz e o tamanho do espaço. Para os que preferem algo mais intimista, abajures e lâmpadas mais fracas são opções.
Independentemente disso, sempre aposte por luzes indiretas, pois proporciona um efeito aconchegante, é menos invasiva e não esquenta. Não esqueça da luminosidade natural, além de abastecer a vitamina D dos moradores, deixa o ambiente com muito brilho e aumenta o astral.
Aposte em plantas, aromas e cheiros
A presença das plantas no lar traz muitos benefícios: deixa o visual mais clean, fornece vida e adiciona charme. Algumas delas podem limpar o ar e atrair proteção e prosperidade.
Já os aromas e cheiros melhoram o bem-estar e deixam o local mais agradável. Velas, incensos e perfumes também podem oferecer boas energias e aliviar as questões do dia a dia.
Existe uma variedade de cheiros, escolha o que mais te agrada e faz sentido para a sua saúde. Entre eles estão:
- Lavanda: Equilibra o sistema nervoso central e reduzir o estresse.
- Capim limão: Ajuda na hipertensão. Atenção: evite o tipo se tiver problema no fígado, pois pode causar náusea.
- Tea tree: Utilizado principalmente no combate à bactérias.
- Óleo de cipreste: Ideal para pessoas que estão passando por um período de perda.
Você pode até fazer seu próprio aromatizador DIY! Veja um passo a passo aqui!