Seu condomínio impõe várias regras para reformas em apartamento? Quer trocar móveis e acabamentos para materiais mais modernos? Não sabe quanto tempo vai ficar na casa, mas quer fazer algumas mudanças? A arquiteta e designer de interiores, Isabella Magliarelli, da IM Arch Design, explica como modernizar a casa e contornar as limitações do condomínio, do locador ou até de um orçamento curto.
Aproveite o que já tem
Muitas das vezes, a receita é simples: revitalizar ou colocar a criatividade para rolar e dar uma nova cara para móveis, paredes e cortinas, por exemplo, sem precisar de uma grande reforma ou mudança na estrutura da casa. “Fique de olho no que há de original no ambiente e que possa ser reutilizado. Isso pode dar um toque especial para a sua reforma”, sugere Isabella.
Engana-se quem pensa que aproveitar uma decoração mais antiga só vale a pena se o estilo do ambiente for rústico ou clássico. Com uma paleta de cores e texturas bem definida você pode brincar com as opções e deixar a casa do seu jeito.
Conheça as suas possibilidades
Em alguns casos, a reforma não só é permitida como pode ser facilitada pelo locatário. Por isso, antes de fazer alguma mudança, esteja atento às normas do condomínio e ao acordo feito com o proprietário.
“Considere se há a possibilidade de executar algum tipo de obra ou reforma. Nesse caso, é comum conseguir negociar as melhorias com o proprietário e fazer a troca de peças importantes, como bacias sanitárias, cubas, bancadas e, até mesmo, revestimentos muito antigos por algo mais moderno e prático”, indica a arquiteta.
Redecore sem fazer reforma
“Você pode apostar nos tapetes, almofadas, mantas para sofá, vasos e quadros. Os itens de decoração são sempre boas opções para deixar a casa alugada com a personalidade do morador, e não exige o esforço e o trabalho de uma reforma”, comenta a fundadora da IM Arch Design.
Porém, você não precisa ficar preso a essas opções. Quer mexer em uma parede, mas não pode pintar ou trocar um piso? Para essas opções a arquiteta traz dicas infalíveis.
Um papel de parede adesivo, um quadro grande e nichos são ótimas soluções para você revitalizar a parede e, ainda, não ter de se preocupar com a estrutura ou pintura. Para o escritório, a tendência é apostar na parede de lousa.
Já para o piso, a dica é papel adesivo ou contact. Existem diversas opções de design, como os que replicam a madeira. Por outro lado, para quem quer proteger o piso original e deixá-lo conservado, a dica é cobrir com uma manta protetora.
Essas alternativas funcionam muito bem para as casas alugadas, pois são peças fáceis de trocar ou serem retiradas, caso o inquilino vá devolver as chaves.
Decorar um apartamento alugado pode ser um desafio. Com as dicas da arquiteta Isabella Magliarelli e a criatividade, é possível fazer mudanças sem apertar muito no bolso ou comprometer a relação com o proprietário.