Dia do Decorador: como exercer a função de forma sustentável

Neste 30 de maio, Dia do Decorador, frisamos o importante papel que esse profissional tem na sustentabilidade dentro dos lares!

Por Kym Souza
28 Maio 2020, 19h10
apartamentos-pequenos
(Reprodução/Casa.com.br)

Em uma casa, a sustentabilidade pode estar presente em diversos aspectos, otimizando os uso de recursos naturais ou com sistemas de edificação que minimizem os impactos ambientais, por exemplo.

Luminária de Bambu
O bambu é um material extremamente ecológico e pode ser usado para diversos fins. (Giovanna Maradei/Casa.com.br)

Já quando se fala de decoração sustentável, a primeira ideia que vem à mente são os “DIY” e os móveis e itens que são feitos a partir de materiais reutilizáveis. No entanto, a sustentabilidade não se atém apenas aos reciclados. Envolve a origem do produtos, composição e fornecedores, por exemplo. E um decorador pode ser a “peça” fundamental para quem quer ter um cantinho que seja amigo do meio ambiente.

tinta
Até mesmo a escolha da tinta pode ser feita de maneira sustentável (Divulgação/Casa.com.br)

Hoje, já não é uma escolha ser ou não ser consciente e sustentável. É um compromisso e deve estar no escopo de trabalho de todos. Vemos, em mostras e feiras, a presença massiva de ideias eco-friendly e soluções decorativas, para a atmosfera não ficar ‘eco-feia‘.

Continua após a publicidade
casa-5
(Reprodução/Casa.com.br)

Além disso, não é apenas o estético a ser levado em consideração. Para a decoração ser considerada sustentável, deve seguir o tripé da preocupação social, ambiental e econômica, além de preservar a saúde dos moradores.

Para isso, alguns tópicos o decorador deve ter em mente:

1. Reduza

2. Reutilize

3. Opte por materiais e móveis sustentáveis

4. Dê preferência à indústria regional

5. Atente-se sempre à acessibilidade e à ergonomia

6. Abuse e use da ventilação e iluminação natural

7. Invista em iluminação e eletrodomésticos com energia eficiente

8. Aposte no verde e traga a natureza para dentro de casa

Apesar da decoração sustentável ter um teor de “mãos na massa”, é sempre importante contar com o apoio profissional, afinal, eles estudaram para isso. Então não demore a dar os parabéns para os decoradores, que, além de terem ótimas ideias de como montar um cômodo que fique sua cara, também sabem quais materiais são mais adequados, levando em consideração o processo de produção e decomposição e tudo o que engloba o consumo consciente.

Continua após a publicidade

https://br.pinterest.com/pin/140385713371512150/?nic_v1=1a7vc1pf60m5M8BqTlghYZYyvPnf6MZJCYsLpUMySDMR0LfPrxjo%2Fu%2BXUp4Xez6AaC

Publicidade