Antes mesmo de fecharem a compra deste apartamento de 200 m², os moradores entraram em contato com a arquiteta Kika Tiengo para verificar as possibilidades de reforma que o imóvel tinha. “Fiz uma visita com eles e, juntos, pudemos ter uma ideia do quanto custaria a reforma e se as modificações que eles gostariam eram viáveis”, conta. Com a avaliação positiva, o próximo passo foi começar o projeto.
Como os moradores estavam se mudando de uma casa maior para o apartamento, eles já tinham praticamente todo o mobiliário e um belo acervo de obras de arte. “Era um verdadeiro parque de diversões! Poltronas da Moroso, cadeiras de balanço da Gervasoni, mesa de jantar do Guilherme Torres, além de muitos quadros”, revela a arquiteta.
Além de ser uma coleção interessante de mobiliário e arte — impossível não ser reaproveitada — criar uma nova decoração com elas foi um jeito de trazer personalidade para o apartamento. Assim, antes de começar a reforma, a arquiteta mediu todas as peças para garantir que tudo coubesse tranquilamente no espaço.
Quanto ao layout do imóvel, a planta foi bastante modificada, principalmente na área da cozinha e da sala de jantar. “O apartamento tinha uma espécie de corredor de serviço, que foi adicionado à área do jantar. A janela, agora, permite a ventilação cruzada e há entrada de luz pelas duas laterais do apartamento”, explica a profissional.
Na sala de estar, um longo aparador percorre toda a parede da janela, onde estão os objetos e livros. As paredes ficaram livres para as obras de arte.
A área dos banheiros também recebeu atenção especial no projeto e foi bastante alterada. “Como o edifício é antigo, contava com poucos banheiros, e o casal gostaria de um para o filho e outro para a filha, além da suíte. Para isso, roubamos um pedaço da cozinha e o transformamos um banheiro em dois”, conta a arquiteta. Um detalhe interessante: no banheiro do casal, há dois gabinetes para que os objetos não se misturem.
Quer ver mais fotos deste projeto? Acesse a galeria abaixo!