Decoração para locação: a tarefa para muitos “Airbnb’s” por aí!

Com a chegada e aumento dos Airbnbs e hospedagens short stay no Brasil, uma nova modalidade de decoração surgiu e escritórios já estão aptos a ela!

Por Alex Alcantara
Atualizado em 28 Maio 2020, 16h43 - Publicado em 28 Maio 2020, 14h09
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(Eber Myra/Casa.com.br)

É muito difícil pensar a vida hoje sem as locações chamadas short stay. Muito desse crescimento e da busca por esse tipo de acomodação foi resultado da presença massiva do Airbnb em todo o Brasil. A plataforma de hospedagem e de experiências fechou o ano de 2018 contabilizando 3,8 milhões de chegadas de hóspedes no país – um crescimento de 71% comparando com 2017. Entre as cidades, os destaques foram Salvador e São Paulo, que cresceram, respectivamente, 82% e 73% em chegadas de hóspedes. As viagens são, na maioria, domésticas.

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Neste apê, o escritório Clínica DECORação, fez todo o trabalho de Home Staging, desde a obra civil, escolha de revestimentos, instalações de ar, marcenaria e decoração. O imóvel conta com um estilo clean e moderno, para agradar a todos os possíveis locatários, aliando um investimento de ótimo custo beneficio. O local foi alugado em 10 dias após entrada no mercado, com valor de locação de 30% acima do comum. (Eber Myra/Casa.com.br)

Segundo a plataforma, esses números crescentes estão associados às pessoas que locam seus espaços (inteiros ou cômodos) para garantir uma renda extra e também àqueles que buscam uma acomodação com um preço mais acessível e segurança.

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Já este projeto, trata-se de um Airbnb no centro de São Paulo. As cores, aliadas a fotos bem tiradas, boa decoração e boa iluminação, são essenciais para o destaque do seu imóvel no portal e maior sucesso nas suas locações. No conceito, foi optado por uma decoração bem descolada e colorida. Projeto Clínica DECORação. (Avant Drones/Casa.com.br)

Com esse aumento e a busca por acomodações cada vez melhores, confortáveis e lindas (muitas das descrições no Airbnb são “Apartamento lindo de frente para vista do mar“), os anfitriões têm oferecido um plus na estadia: uma decoração de qualidade e versátil, para acomodar diversos tipos de hóspedes.

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Já neste projeto para um Airbnb, foi feita uma transformação rápida para melhorar a unidade, como troca de tecido do sofá, papel de parede e objetos decorativos. “A cliente contratou o pacote Easy Decor de 36 horas e com ela fomos as compras de todos os itens da transformação e acompanhamos a montagem e produção fotográfica”. Projeto Clínica DECORação. (Avant Drones/Casa.com.br)
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Por isso, uma outra tendência tem surgido: a de decoradores, arquitetos e designers de interiores focados neste tipo de projeto. Um desses escritórios, surfou na onda no momento certo e hoje é um dos que lidera a busca quando o assunto é decoração para locação. Trata-se da Clínica DECORação, um escritório especializado em consultoria de décor, fundando em 2010, especializado em home staging e montagem de apês para locação de long stay e Airbnb.

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“Como o imóvel é um apartamento tipo garden (varanda aberta no primeiro andar), aproveitamos para deixar a varanda super aconchegante para os hóspedes se sentirem em casa”. Projeto do Airbnb no Centro de SP, pelo Clínica DECORação. (Avant Drones/Casa.com.br)

“Nós começamos a trabalhar com home staging em 2018, primeiro fazendo produções para apartamentos com moradores (para a venda) e, depois, passando a nos especializar em apartamentos para locação e Airbnb, seja desde a obra ou apenas mudanças em unidades ja montadas”, explica Luiza Altman, à frente do escritório.

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Projeto do Airbnb no Centro de SP, pelo Clínica DECORação. (Avant Drones/Casa.com.br)

Conversamos com a arquiteta, que enumerou a trajetória do escritório neste ramo, pontuou os principais pedidos dos anfitriões e hóspedes, deu dicas para ter uma boa acomodação e tendências para um futuro próximo para esse mercado. Confira:

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Casa.com.br: quando percebeu essa demanda por decoração de imóveis para alugar?

Luiza Altman: Eu já estava pesquisando sobre o assunto no final de 2017, pois estava procurando novas formas de atuar dentro da arquitetura de interiores. Foi aí que me deparei com um curso da professora Shae Campos, em 2018. Hoje, ela é um nome muito forte no ensino e na divulgação do home staging e me ensinou os conceitos principais do conceito e como isso poderia influenciar no mercado imobiliário de forma impactante.

Casa.com.br: quais são os principais desafios ao decorar um apê para locação?

Luiza Altman: os principais desafios são:

1. Pensar em móveis e decoração de boa qualidade e excelente custo beneficio para o investidor;
2. Pensar em uma decoração despersonalizada, no caso de long stay, que atraia vários perfis de locatários;
3. No caso de Airbnb é o oposto. Temos que pensar em um apê diferenciado, geralmente com cores e contrastes fortes, para que se destaque na plataforma. Quem procura um Airbnb quer uma experiencia diferenciada e por isso os apês tem que ter uma descontração, um aconchego diferenciado.
4. No caso de Airbnb, também, os materiais usados têm que ter muita resistência, não podem ser facilmente destruídos, roubados ou furtados pelos possíveis hospedes.

Casa.com.br: quais são os principais pedidos dos anfitriões?

Luiza Altman: economia sempre, mas com custo benefício; materiais e móveis que não gerem difícil e constante manutenção; não abusar de iluminação por conta de custo (muitos hospedes esquecem a luz ligada, por exemplo, quando saem do apê); eles geralmente pedem para montarmos os enxovais completos com itens de cama, mesa e banho – eu gosto muito de garimpar alguns itens, então, às vezes, o reaproveitamento ou transformação de peças é um diferencial; e apês com temas e cores, que trazem aconchego e gerem diferenciação nas plataformas de busca, para aumentar as locações.

Além das já citadas acima, há mais algumas demandas, como:

1. tirar fotos das áreas comuns do prédio e imediações;

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2. tirar fotos das conveniências e utensílios (isso é importante);

3. cortinas blackout são imprescindíveis sempre; 

4. mesa para trabalho (que pode ser a mesma das refeições ou algo que se transforme ou tenha múltiplos usos);

5. espaço para necessaire e itens de higiene e autocuidado no banheiro;

6. espaço que ele possa trancar com chave para mudas de roupa de cama, guardar reposições de produtos de limpeza etc.

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Casa.com.br: como vocês entendem essa mudança no mercado imobiliário e hoteleiro?

Luiza Altman: Acreditamos que, cada vez mais, as pessoas buscam por experiências e não pela posse. Isso quer dizer que, cada vez, será maior o número de pessoas alugando apartamentos ao invés de comprando, pois assim poderão alterar de imóvel conforme as mudanças de família, emprego, cidade. As famílias estão diminuindo, então a tendência é que as unidades cada vez menores sejam o foco dos interessados, seja por conta de custo, localização ou manutenção, além de todas terem a questão da rapidez e praticidade em um plano.

Quanto às unidades para locação de turismo e de negócios, acho que os Airbnb’s vêm forte com a questão da pessoa hospedar-se em um local diferenciado, com aconchego de lar, porém com as comodidades de hotel. Além de um custo melhor, possibilita a pessoa a fazer suas próprias refeições durante uma viagem, por exemplo, gerando economia e praticidade. Muitos usuários de deste tipo de acomodação estão na cidade a trabalho e, por isso, querem poder ter as comodidades de hotel com o aconchego de um lar.

Casa.com.br: quais tendências vocês apostariam para o futuro nesse ramo da decoração para locação?

Luiza Altman: Acho que, cada vez, mais as unidades ficarão menores, mais práticas e com mais conveniências nas áreas comuns e isso traz um desafio enorme para nós arquitetos, de colocarmos cada vez mais itens dentro de espaços cada vez menores com praticidade e usabilidade.

O uso de móveis multifuncionais, marcenarias especiais, soluções inovadoras, uso de tecnologia e materiais sustentáveis se tornam cada vez mais necessários para a praticidade do usuário. Além disso, a procura por imóveis de aluguel prontos pra morar cresce muito, pois cada vez mais as pessoas não querem possuir nada, fazer mudança, ter trabalho. Então a opção de ter um imóvel pronto, onde você só leva seus objetos pessoais, é bem vista no mercado e tem sido muito valorizada.

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