Decoração de madeira: explore esse material criando ambientes incríveis!
Versátil e duradoura, a madeira pode ser incorporada de diversas formas em seu projeto. Reunimos aqui algumas ideias:
Por Yara Guerra
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 29 fev 2024, 10h46 - Publicado em 25 mar 2022, 19h00
(The Nord Room/Reprodução)
Continua após publicidade
–(The Nord Room/Reprodução)
A madeira é, sem sombra de dúvidas, um dos materiais mais versáteis que podemos utilizar no projeto de nossas casas. Ela pode ser incorporada ao décor de diversas formas, como nos revestimentos, nas divisórias, na marcenariae mesmo em itens decorativos.
Outro ponto positivo do material é que ele apresenta baixa condutividade térmica – ou seja, é ideal para se utilizar em lares localizados em regiões mais frias, já que pode servir como isolante. Além disso, pode ser facilmente utilizado em suas cores naturais, que são neutras e casam bem com qualquer estilo, seja ele rústico, moderno, minimalista ou industrial.
Se você também deseja incorporar a madeira à sua decoração, confira abaixo algumas ideias de como fazê-lo e projetos para se inspirar:
Porta de madeira
–(Reprodução/Pinterest)
Uma das maneiras mais comuns e interessantes de utilizar a madeira em um projeto é escolhendo uma porta de entrada do material. Isso porque a porta de entrada costuma antecipar o que espera a visita em seu interior e dar as boas vindas a todos os que chegam.
Uma porta de madeira trará uma sensação de aconchego e, dependendo de seu modelo, certa rusticidade à casa. Com alguns outros elementos (como maçanetas de metal, por exemplo), a porta pode assumir outros estilos e corresponder à personalidade do morador.
Continua após a publicidade
Confira na galeria alguns exemplos de projetos que se utilizaram desta solução:
1/11 A luz farta nutre samambaias, jiboias, roseiras, cactos e suculentas. Aproveitando o pé-direito avantajado, os vasos dominam o ponto mais alto daestante de concreto pintado de branco com portas corrediças de madeira. “Saiu mais barato combinar os dois materiais, mas foi difícil moldar superfícies planas onde embutir os trilhos”, afirma Francisco. (Maíra Acayaba/Maíra Acayaba)
2/11(Ricardo Basseti/Divulgação)
3/11 A divisória do hall de entrada exibe os blocos cerâmicos (Companhia das Telhas), que oferecem uma dose de aconchego ao apartamento com vocação de loft. (Maíra Acayaba/Divulgação)
4/11(Divulgação/Casa.com.br)
5/11(Divulgação/Casa.com.br)
6/11(Scovad/ Thinkstock/Getty Images)
7/11(reprodição/Enter My Attic)
8/11(Daltro Matos/Minha Casa)
9/11(Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)
10/11(Divulgação/Maíra Acayaba)
11/11(Guilherme Pucci/Casa.com.br)
Divisória de madeira
–(This Old House/Reprodução)
Hoje em dia, projetos de áreas integradas estão super em alta. No entanto, por mais que a integração traga alguns benefícios, como unidade visual e amplitude, às vezes tudo o que queremos é um pouco de privacidade e secção.
Por isso, muitos projetos adotaram divisórias convenientes, que podem ser utilizadas quando o morador bem entender. Para quem gosta de madeira e quer combinar o elemento dedecoraçãocom os demais ambientes, vale usar uma divisória do mesmo material. Confira algumas ideias:
Continua após a publicidade
1/9 Painéis com venezianas de freijó (1,35 x2,60 m) se deslocam e, quando abertos, ficamembutidos numa divisória dupla de drywall. Bancada branca de superfíciecristalizada de vidro Marmoglass. O armáriosuperior exibe acabamento de laca fosca, execuçãoda Roberto Machado Marcenaria. (Andre Nazareth/Andre Nazareth)
2/9(Divulgação/Casa.com.br)
3/9(Manuel Sá/Casa.com.br)
4/9(Joana França/Joana França)
5/9(Divulgação/Casa.com.br)
6/9(Foto: André Nazareth/Casa.com.br)
7/9 Trama visual: divisórias feitas de diferentes materiais e texturas roubam a cena (Foto: Mariana Orsi/Casa.com.br)
8/9 Divisória de quarto – Você precisa de um pouco de privacidade? Depois de fazer esta divisória de pallets de madeira super simples, você se perguntará por que não fez isso antes. Apenas quatro pallets formam esta divisória autossustentável. Toneladas de espaço na divisória oferecem amplo espaço para aparafusar clipes e exibir as suas fotos favoritas de família e férias, bem como curiosidades, cartões postais e ingressos de teatro. (My Friend Staci/the spruce)
9/9(Centsational Style/Reprodução)
Móveis de madeira
Projeto assinado pelo Studio Deux Arquitetura (Julia Ribeiro/Casa.com.br)
A mobília de madeira também esteve sempre presente nas casas ao longo da história. É difícil pensar em uma casa que não tenha ao menos um móvel do material. Isso porque a madeira pode ser duradoura, se bem cuidada, e trabalhada de diversas formas diferentes.
É o caso das mesas de madeira, cadeiras de madeira, aparadores de madeira, centros de madeira ou camas de madeira. Ficou interessado? Trouxemos aqui algumas inspirações de móveis para você conferir:
1/11(Michael Perini/BowerBird)
2/11(Vinícius Ferzeli/BowerBird)
3/11(Divulgação/Casa.com.br)
4/11 Projeto de Gabriel Magalhães Arquitetura (Landhi/Reprodução)
O projeto é assinado por Felipe Hess (Fran Parente/ArchDaily)
O piso é outro elemento que pode ser revestido por madeira. Além de garantir o isolamento térmico, o material também contribui para uma decoração clean e neutra.
Hoje em dia, existem também pisos que imitam a madeira – é o caso do piso de porcelanato, que tem alta resistência, baixa absorção e boa durabilidade, mas que pode manchar com facilidade, dependendo do modelo escolhido. Como ele, o piso vinílico também consegue imitar o material e é uma opção mais barata.
Confira na galeria alguns projetos que utilizam pisos de madeira ou porcelanato:
Continua após a publicidade
1/7(Gisele Rampazzo/Casa.com.br)
2/7 A arquiteta optou por não rebaixar o forro e manter o generoso pé direito que os antigos apartamentos de Higienópolis oferecem. Na sala, a ideia foi criar uma iluminação mais cenográfica, direcionada para a estante, com spots de iluminação direcionada (Thiago Travesso/Casa.com.br)
3/7 Livre de paredes, estar, cozinha e jantar se abrem para a área externa até mesmo nos dias chuvosos graças ao portão de garagem adaptado, que oferece cobertura e contribui para a integração. (Fotos: Evelyn Müller/Casa.com.br)
4/7(Fotos: Luiz Franco | Designer de Interiores: Amanda Glória/Casa.com.br)
5/7 O espaço destinado ao home theater foi, há muitos anos, o terceiro quarto do apartamento – daí as vigas aparentes no teto e na parede da fachada. A integração havia sido feita pelo proprietário anterior. O sofá com assentos retráteis convida a se esparramar para assistir a filmes. “Ele tem presença e é muito confortável. Por isso, fizemos questão de tê-lo e de só completar o visual com almofadões”, conta Luciana. A elegante calha, laqueada de azul, promove uma iluminação suave logo acima da TV, fixada na parede. O rack preto de estilo retrô, com cantos levemente arredondados, revela o traço das arquitetas. Apesar das paredes brancas, há cor por toda parte: nas almofadas, na manta do sofá, nas obras de arte e nos objetos que pontuam a decoração. Projeto das arquitetas Isabella Lucena e Joanna Fraga. (Leonardo Costa/Minha Casa)
6/7(Divulgação/Casa.com.br)
7/7(Fotos: Luiz Franco | Designer de Interiores: Amanda Glória/Casa.com.br)
Painel de madeira para decoração
Projeto assinado por Júlia Guadix (Guilherme Pucci/Casa.com.br)
Os painéis de madeira podem ser utilizados para diversas finalidades: seja para servir como suporte da TV em uma sala de estar ou home theater, como para dividir dois ambientes ou apenas para causar um efeito decorativo impactante.
Também selecionamos algumas ideias para te inspirar em seu próximo projeto. Confira:
1/13(Shai Gil/BowerBird)
2/13 O painel da TV, produzido com ripas verticais de Carvalho Americano, agregou textura à parede, além de camuflar a porta de correr (Thiago Travesso/Casa.com.br)
3/13 Nesse apartamento realizado por Camila e Thatiana, a porta que leva ao lavabo foi totalmente alinhada ao painel, propiciando a sensação de continuidade (Evelyn Müller/Casa.com.br)
4/13 Na suíte do casal, tons terrosos foram aplicados utilizados para dar um toque praiano ao ambiente, deixando-o descontraído. O tom azul das cômodas que fazem as vezes de criados-mudos em composição com a cabeceira de painel ripado de madeira (Todeschini), cria uma atmosfera contemporânea e elegante ao mesmo tempo. (Andre Nazareth/Divulgação)
5/13(Mariana Orsi/Divulgação)
6/13(Shai Gil/BowerBird)
7/13(Rafael Gap/Divulgação)
8/13 No painel de TV em exposição no novo showroom da SCA Jardim Europa, três prateleiras recebem itens decorativos. Equilíbrio e modernidade no projeto realizado pelo escritório Traço68 (Mariana Orsi/Casa.com.br)
9/13 Destaque nesse projeto da arquiteta Lucilla Mesquita, o painel ripado foi divido em duas cores, que circundam toda a área social. | Projeto por Lucilla Mesquita (Gisele Rampazzo/Casa.com.br)
10/13 A estante executada em marcenaria com prateleiras sem fechamento nas laterais servem para apoiar adornos (Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)
11/13 No living, o destaque fica por conta das cores quentes, dos tons terrosos e do uso da madeira na mesa de jantar (VMobili) com pés de inox, no painel da televisão (Todeschini) e na porta de entrada, deixando o ambiente muito aconchegante. (Andre Nazareth/Divulgação)
12/13 Neste projeto, a arquiteta Marina Carvalho adotou um viés mais contemporâneo: o espaço onde está localizada a sala de estar ganhou um brise de madeira, na mesma tonalidade do rack e painel da TV, que permite a ampliação e integração com os outros ambientes. Com o mobiliário verde, o apto conquistou um toque de modernidade e aconchego (Evelyn Müller/Casa.com.br)
13/13 Projeto de Páprika Arquitetura (Andre Nazareth/Casa.com.br)
Continua após a publicidade
Há ainda outras formas de incorporar o material no décor: ripas de madeira, palletsde madeira, troncos de madeira para decoração no jardim, janelas de madeira e pergolados de madeira. Tudo vai depender do seu gosto pessoal e o tanto de material que você está disposto a utilizar!