Continua após publicidade

Canto alemão é a tendência que vai te ajudar a ganhar espaço

Elegante, funcional e atemporal, tendência aproveita espaços pequenos e garante estilo ao ambiente

Por Redação
Atualizado em 5 fev 2024, 13h55 - Publicado em 19 jan 2024, 19h00
apartamento pequeno Angelina Bunselmeyer marcenaria sala jantar canto alemao
Projeto de Angelina Bunselmeyer (Luis Franco/Casa.com.br)

Conhecido pelo público de restaurantes e bares, o canto alemão, geralmente caracterizado por uma mesa que traz cadeiras de um lado e sofá de outro, está tomando conta de casas e apartamentos.

Como o próprio nome já sugere, a tendência provém da Alemanha, já que é muito usada para decorar pubs e bares do país. A novidade decorativa acabou ganhando espaço ao redor do mundo e é sinônimo de estilo e conforto em diversos lares brasileiros.

Canto alemão otimiza a circulação desta cozinha de 17 m²

Segundo Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em desenvolver e comercializar a mais completa linha de cama, mesa, banho e decoração, o canto alemão é normalmente utilizado em salas, cozinhas ou em espaços exteriores como varandas.

“Além de muito charmoso, ele é perfeito para integrar ambientes e aproveitar todo o espaço útil de cômodos e áreas externas”, afirma.

Continua após a publicidade
reforma-integracao-armazenamento-cores-ape-63m-studio-92arquitetura-fotos-mariana-orsi-canto-alemao
Projeto de Studio 92 Arquitetura (Mariana Orsi/Casa.com.br)

A especialista ressalta que não existe uma regra para trazer a tendência para dentro do lar. “Tudo irá depender da dimensão do imóvel, do estilo a ser adotado e do número pessoas que serão acomodadas no local.

De modo geral, é muito fácil colocar em prática esse estilo decorativo. Para compor a tendência é preciso utilizar uma mesa, cadeiras e sofá, que geralmente é fixado na parede, e fazer a disposição dos objetos em formato de L”, declara.

ape-115m-home-office-integrado-a-cozinha-studio-ag-arquitetura-foto-Juliano Colodeti-mesa-jantar-canto-alemao-cadeira
Projeto de Studio AG Arquitetura (Produção Visual: A+G arquitetura/Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Camila afirma que o toque de praticidade que o canto alemão traz para a decoração é perfeito para os ambientes pequenos, pois geralmente ele aproveita melhor o espaço.

“A vantagem é que garante mais lugares ao redor da mesa, visto que o banco fica encostado em uma das paredes. Isso traz uma melhor circulação, diferentemente se fosse só composto por cadeiras”, informa.

Cristiane Schiavoni – foto de Guilherme Pucci – Osasco – Jul 2021 2-sala-canto-alemao-jantar-cadeira
Projeto de Christiane Schianovi (Guilherme Pucci/Casa.com.br)

A gerente diz que o ideal é que a tendência seja aplicada sob medida para o espaço. “Combina com tudo e pode ser multifuncional também. Se o banco for uma espécie de baú, pode servir contribuindo na arrumação e otimização do espaço.

Continua após a publicidade

Ela já ganhou tantas configurações que se tornou amplamente customizável. É possível combinar bancos com cadeiras ou até mesmo pufes e banquetas, e as mesas podem ser redondas, quadradas ou retangulares”, pontua.

feng-shui-ano-do-tigre-sala-jantar-canto-alemao-vermelho-houzz
(Houzz/Reprodução)

Camila ainda reitera que os projetos de canto alemão são bem versáteis, dando ao morador diversas possibilidades de aplicação e personalização, o que o torna ideal para quem gosta de inovar e dar destaque para os cômodos da casa.

“É possível criar um espaço do zero e ter um ambiente totalmente único e com a cara da família. É perfeito para as horas de refeições, descontração e convívio do lar”, completa.

Publicidade

Publicidade