Continua após publicidade

Burgundy: o tom vermelho que é a aposta de tendência para o ano!

A designer de interiores Nina Tavares aposta no Burgundy, um tom de vermelho profundo, como uma cor tendência por causa de sua intensidade e elegância.

Por Redação
29 ago 2024, 19h00

Todos os anos, a Pantone escolhe a cor que será a tendência em todo o mundo. Em 2024, o Peach Fuzz ganhou a vez, com uma coleção monocromática que vai desde o pêssego, quase bege; até um pêssego rosado. Apesar de não termos a do próximo ano já divulgada, alguns especialistas fazem apostas.

CASACOR SP: Ambiente tem banheiro em estilo cápsula de inox. Projeto de SALA2 Arquitetura. Na foto, cozinha em vermelho vibrante e coluna em branco
Projeto de SALA2 Arquitetura para a CASACOR São Paulo 2024. (MCA Estudio/Divulgação)

Para a designer de interiores Nina Tavares, o Burgundy, popularmente divulgado como vermelho-púrpura escuro ou vermelho-marrom escuro, aparece com força nos projetos.

“É uma cor vanguardista que está em alta no design de interiores e na arquitetura”, comenta Nina ao enfatizar que o nome surgiu do vinho de Borgonha, na França, uma das principais áreas produtoras da bebida no país.

CASACOR São Paulo: ambiente conta a história da arquitetura ao longo dos séculos. Projeto de Renan Altera. Na foto, sala com sofá vermelho
Projeto de Renan Altera para a CASACOR São Paulo 2024. (André Mortatti/Divulgação)

Elegante e sofisticado, o Burgundy ganhou as ruas em coleções de inverno este ano. Evoca a sensação de luxo e elegância, com ênfase em peças requintadas e aconchegantes.

Burgundy: o tom vermelho que é a aposta de tendência para o ano! Na foto, quarto com home office, cadeira vermelha.
Projeto de Nina Tavares. (Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

“Para ambientes internos, sua tonalidade profunda e saturada traz a sensação de calor e conforto. Além disso, é uma cor versátil que pode ser facilmente combinada com tons neutros e outros complementares.”, sugere a designer de interiores Nina Tavares, que acaba de lançar o livro “Bora Decorar? Uma jornada no mundo do Design de Interiores”, pela editora PoloBooks.

Por ser marcante, passa a impressão de elegância e pode funcionar como um tom moderno e romântico na decoração. Excelente proposta para variar o vermelho se você deseja algo mais fechado e menos óbvio.

Apê ganha copa de cozinha e suíte voltada para pequeno jardim interno. Projeto de Vivian Reimers. Na foto, quadros azuis e vermelhos.
Projeto de Vivian Reimers com quadros no tom Burgundy. (Luiza Schrerier/Divulgação)

“Existem diferentes possibilidades de usar o Burgundy, seja como protagonista ou, em segundo plano, com objetos decorativos que podem dar um novo ar ao ambiente neutro. Você também pode deixá-lo em destaque e abusar da quantidade de móveis e enfeites da mesma tonalidade, inclusive a parede”, explica Nina.

Apê de 90m² tem cozinha rosa, armário vermelho e guarda-roupa azul. Projeto de Studio 92 Arquitetura. Na foto, quarto de hóspedes com bicama.
Projeto de Studio 92 Arquitetura. (Mariana Orsi/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Em um ambiente pequeno, Nina orienta usá-lo apenas nos detalhes. “Por ser intensa e escura, pode causar a impressão de que seu cômodo é menor do que realmente é. Experimente pintar apenas uma parede e deixar o resto de forma mais clara. É uma maneira de conseguir seu tom perfeito na decoração, sem exagerar”, diz.

Burgundy: o tom vermelho que é a aposta de tendência para o ano! Na foto, quarto com home office, cadeira vermelha.
Projeto de Nina Tavares. (Divulgação/Divulgação)

A seguir, Nina Tavares dá dicas de cores que combinam com Burgundy. Confira:

Tons neutros

Cabana com telhado de duas águas tem décor escandinavo e lareira. Projeto de GRIFF Arquitetura para a CASACOR Paraná 2024. Na foto, sala, sofá vermelho.
Projeto de GRIFF Arquitetura para a CASACOR Paraná 2024. (Bia Nauiack/Divulgação)

Branco, bege e cinza contrastam com a cor vinho escuro, fazendo com que ela ganhe ainda mais destaque no ambiente.

Continua após a publicidade

Vermelho

Reforma em apê transforma varanda das suítes em sala íntima aconchegante. Projeto de atelier C2H.a. Na foto, sala de estar, parede vinho, parede ripada.
Projeto de atelier C2H.a. (Gisele Rampazzo/Divulgação)

Como a coloração faz parte da mesma paleta, vermelha, uma maneira simples de compor seu ambiente é utilizar diferentes variações, em um degradê, para harmonizar o local.

Contudo, você precisa gostar do vermelho vinho, pois a cor será usada em diferentes móveis e enfeites do ambiente, como a parede, no sofá e até nas cortinas.

O truque para fazer essa paleta funcionar é variar entre os tons de cor vinho escuro e cor vinho claro.

Tons de azul

Casa de casal de 70 anos apaixonado por samba inspira-se na brasilidade. Projeto de Ana Cano. Na foto, sala de estar com parede vermelha e poltrona costela com pufe.
Projeto de Ana Cano. (Luiza Schreier/Divulgação)
Continua após a publicidade

O Burgundy destaca a modernidade do ambiente quando combinada com diferentes tons de azul.

Os mais escuros, como o azul marinho, fortalecem a elegância, com um ar clássico. Mas, se você gosta de combinações ousadas, experimente usar o azul celeste na sua decoração.

Rosa chá

Paleta de cor de apê de 129 m² foi escolhida com base na psicologia das cores. Projeto de Luciana Patriarcha. Na foto, closet, bancada de maquiagem, poltrona rosa.
Projeto de Luciana Patriarcha. (Robson Figueiredo/Divulgação)

Para quem prefere decorações mais delicadas, a dica é combiná-la com o rosa chá.

Closet integrado com sala de banho é o destaque de apê de 100 m². Projeto de Blaia e Moura Arquitetura. Na foto, quarto, sofá cama rosa claro.
Projeto de Blaia e Moura Arquitetura. (Fernando Crescenti/Divulgação)
Continua após a publicidade

Por ser claro e extremamente romântico, o rosa harmoniza perfeitamente com o bordô. Inclusive, essa combinação é maravilhosa para organizar jantares a dois ou para decorar sua festa de casamento com muitas flores e velas charmosas.

Verde

Papel de parede com efeito degradê envelhecido é destaque em área social. Projeto de Manoela Fleck. Na foto, sala de estar, plantas, sofá vermelho terroso.
Projeto de Manoela Fleck. (Raiana Medina/Divulgação)

A dica para acertar na combinação desse ambiente é evitar os tons muito vibrantes, prefira os sóbrios. Aqueles que possuem um fundo acinzentado.

Se você preferir fazer algo mais simples, use o Burgundy na parede e decore o local com plantas de diferentes tamanhos e espécies.

“Verde traz vida ao ambiente e remete à natureza”, finaliza.

Publicidade

Publicidade