Com a proposta de trazer unidade e integração para um apartamento de 235 m² em Ipanema (Rio de Janeiro), a arquiteta Patrícia Netto elaborou um projeto que promoveu também um décor mais contemporâneo.
Para trazer a amplitude desejada pelos moradores, a arquiteta optou por derrubar algumas paredes, integrando as áreas sociais.
“As paredes saíram para dar vez a essa integração, que é muito fácil de ser percebida no piso, através do tapete, que vai desde o estar principal até o lounge; e no teto, com os rasgos de iluminação, que vão desde a parede até o teto da sala de estar, com tamanhos irregulares”, comenta Patrícia.
Da década de 1980, o imóvel contava, originalmente, com revestimentos de cores sombrias. Buscando trazer o ar praiano e leve das praias cariocas para dentro do lar, a arquiteta se desfez destes tons e usou bastante o azul e o verde nos ambientes.
Além disso, Patricia buscou mesclar influências brasileiras e estrangeiras. Um cobogó de marcenaria, desenhado por ela, traz um importante marco do design brasileiro.
Na cozinha, o uso de cimento queimado dá o tom da decoração, onde a marcenaria abraça o espaço, conferindo ainda mais utilidade e aproveitando cada centímetro disponível.
Os tons mais sóbrios são levados também para a suíte principal. “Atemporal, o cinza aparece predominantemente nas suas variações e o preto está nos detalhes”, diz.