5 tendências da madeira para se observar em 2020
A marca Sherwin-Williams agrupou 43 acabamentos em cinco categorias de tendência, todas voltadas em torno de um tema: o self-care
Com o final do ano se aproximando, as tendências para 2020 começam a aparecer. Geralmente, isso envolve previsões de empresas de tintas, que explicam com precisão quais cores melhor encapsulam nosso momento atual no tempo. Mas e as tendências da madeira? Pois é – especialistas do setor também têm algo a dizer sobre o que inspirará moradores e designers no próximo ano. E, desta vez, as perspectivas vêm de uma das principais marcas do mercado: a Sherwin-Williams.
Recentemente, o centro de cores e design da Sherwin-Williams lançou sua 2020 Industrial Wood Colormix Forecast, que agrupa 43 acabamentos exclusivos em cinco categorias de tendência em torno do tema abrangente de self-care (ou autocuidado). A previsão busca apresentar, especificamente, as Colors in Balance (cores em equilíbrio), conforme os consumidores se preparam para entrar em uma nova década.
Segundo Lauren West, que atua como diretora global de cores e design da Divisão de Revestimentos Industriais de Madeira da Sherwin-Williams, o autocuidado é uma das prioridades para muitos em 2020. Por isso, a divisão decidiu seguir nessa direção específica. Criado em parceria com especialistas das equipes das lojas de tintas Sherwin-Williams, cada agrupamento foi determinado por fatores como desenvolvimentos culturais, influências econômicas e tendências de design existentes.
“Os indivíduos estão se movendo em direção a acabamentos que trazem uma sensação de calor e conforto para suas casas e escritórios, resultando na criação de espaços que lhes permitem recarregar e relaxar”, observa West.
Cada uma das cinco categorias de tendências se encaixa nesses aspectos. Alive, com ênfase em acabamentos de alto brilho, fumegados, carbonizados e polidos, “evocam um senso satisfatório e rejuvenescedor de comunidade e de viver bem”, de acordo com a marca. É influenciado pelo sudoeste americano e pela ideia de autenticidade.
O Mantra, por sua vez, é descrito como uma trama do leste e do oeste, combinando a simplicidade escandinava com a ordem e a elegância da estética japonesa através de uma variedade de acabamentos leves. Também se destina a evocar as ideias de serenidade e de santuário.
Enquanto isso, os acabamentos da Play são a verdadeira definição de maximalismo, alavancando acabamentos divertidos, dinâmicos, expressivos e com texturas pesadas. Sem nenhuma surpresa, é um conjunto alegre e enérgico de opções que sugerem a ideia de escapismo.
Haven representa as estações da Terra, inspirando-se no mundo natural de uma maneira que enfatiza a beleza orgânica das imperfeições únicas da madeira. Algumas de suas inspirações são o wabi-sabi e a conservação.
Por fim, a paleta Heart funde o design moderno icônico com uma vibe boho intergeracional na forma de acabamentos discretos, que nos lembram o conforto e o prazer a serem tirados da vida cotidiana. A Bauhaus também entra aqui, com, seus movimentos boêmios e suas influências ricas e variadas.
E aí, gostou das tendências? Leia aqui sobre as perspectivas de cor da Pantone para o ano vindouro e se inspire para aquela repaginada no décor em 2020!