10 interiores que poderiam ser cenários de filmes de Wes Anderson
Quem não se apaixona pela arte cinematográfica do cineasta?
Repletos de toques retro, cores pastéis e designs simétricos, os cenários dos filmes de Wes Anderson são de cair o queixo. E não é atoa que a estética distinta consegue influenciar diversos projetos de interiores.
Com seu novo filme A Crônica Francesa chegando nos cinemas, que tal aquecer os olhos para o estilo de decór? A seguir, confira um café amarelo-pastel claro, uma joalheria semelhante a uma piscina e um restaurante colorido, bem como um bar na Fondazione Prada de Milão elaborado pelo próprio Anderson e muito mais:
1. WeWork Weihai, China, por Linehouse
Uma antiga fábrica de ópio foi transformada em um espaço WeWork de 5.500 m² em Weihai, criado pelo estúdio local Linehouse. A proposta “celebrou a grandeza do edifício, encapsulando a sensação de um grande hotel”, disseram os responsáveis.
As cores vivas usadas na escada contrastam com as paredes de tijolos da virada do século, antes abandonadas, gerando uma mistura entre o passado e o presente com a qual os fãs do filme de Anderson estão familiarizados.
2. Café Banacado, Suécia, por ASKA
Um amarelo-banana claro decora este café em Estocolmo, que foi planejado para evocar os ambientes ensolarados em climas mais ao sul.
Toques nostálgicos, como uma vitrola de vinil e uma parede rosa coberta com fotos Polaroid, adicionam o toque retrô perfeito, enquanto os arcos decorativos apontam para o design do final do século 19 do O Grande Hotel Budapeste.
3. Loja Gavello, Grécia, por Saint of Athens
Esta joalheria na ilha grega de Mykonos possui azulejos azuis claros, armários e uma escada para piscina. Seu design colorido foi criado por Saint of Athens and Dive Architects para se assemelhar a uma “piscina de luxo dos anos 1960”.
“O azul suave, uma cor que lembra o luxo das piscinas urbanas da época, móveis feitos de metal, elementos vintage e telas de terrazzo azuis personalizadas constituem um universo retrô, porém moderno”, disse o fundador de Saint of Athens, Nikos Paleologos – via Dezeen.
4. Restaurante Hotel Palace, Finlândia, por Note Design Studio
Há algo muito cinematográfico no interior sonhador do restaurante do Hotel Palace, no porto de Helsinque. Renovado pelo estúdio de design sueco Note Design, o ambiente apresenta um forrado de teca e tons suaves de rosa que honram o seu design modernista dos anos 1950.
Veja também
Abrindo a tempo para os Jogos Olímpicos de Verão de Helsinque em 1952, o próprio hotel se assemelha a um transatlântico e apresenta um tom neon amarelo.
5. Bar Luce, Itália, por Wes Anderson
Quando o próprio Anderson projetou o Bar Luce, na Fondazione Prada – construída pela OMA, em Milão – ele se inspirou na atmosfera dos cafés das décadas de 1950 e 1960.
O espaço resultante tem móveis com estofamento colorido, piso de cerâmica rosa e teto abobadado coberto com papel de parede estampado. Duas máquinas de fliperama trazem personagens do filme A Vida Marinha com Steve Zissou e do curta-metragem Castello Cavalcanti.
6. Sede da Johnson Wax, EUA, por Frank Lloyd Wright
Produzido pelo arquiteto Frank Lloyd Wright na década de 1930, a sede da Johnson Wax em Racine, Wisconsin, parece ter saído de um dos filmes de Anderson.
Os armários de arquivos dispostos simetricamente e as fileiras de ambientes de trabalho são compensados por colunas peculiares em forma de cogumelo. Até mesmo o nome do escritório principal – The Great Room – soa cinematográfico.
7. The Budapest Cafe, Austrália, por Biasol
Este restaurante de Melbourne, planejado por Biasol, possui degraus decorativos estilizados na parede e nichos em arco.
Os tons escuros de terracota e laranja contrastam com as cores areia e bege, enquanto as clássicas cadeiras curvadas de madeira evocam a cultura do café europeu no período entre guerras.
8. Fábrica têxtil Kvadrat, Inglaterra, fotografada por Alastair Philip Wiper
A beleza do mundano é revelada nas fotos do britânico Alastair Philip Wiper da fábrica Wooltex, em Yorkshire, que é propriedade parcial do fabricante têxtil dinamarquês Kvadrat. As cores rosa e amarelo do fio e os aparelhos em turquesa brilhante, assim como a estrutura repetitiva da configuração, inadvertidamente fazem a fábrica parecer muito andersoniana.
9. Bun, Itália, por Masquespacio
Os interiores da hamburgueria Bun, projetados pelo estúdio espanhol Masquespacio, são coloridos – com um tom verde-pera em contraste com o lilás, usado em metade do restaurante.
A área de jantar é totalmente verde e apresenta arcos decorativos e lâmpadas de orbe brancas clássicas, combinando com os bancos e encostos redondos do restaurante.
10. Calistoga Motor Lodge, EUA, por AvroKO
Não é apenas o nome Calistoga Motor Lodge – no condado de Napa, na Califórnia – que soa como um lugar em um dos filmes do cineasta, o interior também faz jus a isso.
O banheiro possui várias banheiras com pés colocados em uma formação ordenada sobre um piso de cerâmica. Azulejos azul-claros cobrem as paredes e dois remos encostados na superfície evocam a estética da Nova Inglaterra do filme Moonrise Kingdom de 2012.
*Via Dezeen