Piso vinílico colado ou clicado: quais são as diferenças?

Cada tipo de vinílico possui características específicas de instalação e manutenção

Por Redação
Atualizado em 28 out 2024, 22h35 - Publicado em 17 nov 2021, 19h00

Quando nos referimos a um piso vinílico, estamos falando de um tipo de revestimento que agrega benefícios como agilidade na instalação, facilidade de limpeza, conforto térmico e acústico. Embora todos sejam feitos de PVC numa mistura com outros elementos, como cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos, os pisos vinílicos não são todos iguais.

Existem diferenças de composição (heterogêneo ou homogêneo) e formatos (placas, réguas e mantas), mas uma das principais dúvidas das pessoas reside na forma como ele pode ser aplicado (colado ou clicado). Quais são as diferenças entre esses dois modelos e quando é melhor escolher por ou pelo outro? A Tarkett explica abaixo tudo sobre pisos vinílicos colados e clicados:

Pisos vinílico colado

O piso vinílico colado é o modelo mais tradicional neste tipo de revestimento, pois ele permite uma variedade de formatos maior: réguas, placas e mantas. Sua fixação é feita por meio de um adesivo especial, espalhado por todo o contrapiso antes da instalação.

Este modelo pode ser aplicado tanto sobre um contrapiso padrão quanto sobre outros revestimentos já existentes, como é o caso das placas de cerâmica com juntas de até 5 mm, mármores e granitos polidos, entre outros. Para corrigir imperfeições, é possível usar uma massa autonivelante.

Sala integrada com varanda e cozinha; piso vinílico marmorizado, mesa redonda, bancada de madeira e sofá.
(Alberto Ricci/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

“O contrapiso precisa estar nivelado, firme, seco e limpo para não atrapalhar a aderência do adesivo nem causar imperfeições na superfície do piso”, explica Bianca Tognollo, arquiteta e gerente de marketing da Tarkett.

Veja também

“Sempre recomendamos mão de obra especializada para instalação de vinílicos, sobretudo se é colado, pois até as ferramentas influenciam no bom acabamento da instalação neste modelo”, orienta.

Uma vez instalado, o adesivo precisa de sete dias para secar totalmente. Neste período, não é aconselhável lavar o piso, somente varrê-lo, pois a umidade nesta etapa de cura pode provocar o descolamento das peças.

Continua após a publicidade

Pisos vinílico clicado

O piso vinílico clicado é bastante similar ao visual dos colados, mas possui um número menor de formatos: é majoritariamente formado por réguas, mas há também placas neste modelo. Sua fixação no contrapiso é feita por meio de um sistema de encaixe ‘macho-fêmea’ por clique nas extremidades, ou seja, dispensa qualquer tipo de adesivo para instalação.

Assim como os colados, é importante que o contrapiso esteja em boas condições para receber o novo piso, portanto, verifique a necessidade de aplicar uma massa autonivelante em caso de imperfeições.

Sala integrada com varanda e cozinha; piso vinílico marmorizado, mesa oval branca, sofá branco e parede de tijolinhos.
(Alberto Ricci/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

“A maioria dos clicados não podem ser instalados sobre outros pisos existentes por ser flexível, mas hoje fabricantes como a Tarkett já oferecem clicados rígidos que podem ser instalados sobre a cerâmica sem a necessidade de nivelar rejuntes de até 3 mm”, afirma Tognollo.

Qual escolher?

Tanto colados quanto clicados vão proporcionar para uma casa tudo que geralmente se espera de um piso vinílico: agilidade na instalação, facilidade de limpeza e conforto superior aos encontrados em outros revestimentos.

Como as diferenças entre estes dois modelos estão concentradas na instalação, é importante considerar qual deles vai atender aos seus objetivos e necessidades naquela etapa da obra.

Piso vinílico; Sala de estar; sofá de couro; poltrona cinza; tapete vaca; sala de tv
(Fábio Severo/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

“Os clicados podem ser instalados numa casa convencional em até 48h, portanto é um modelo mais indicado para reformas ultra rápidas de pessoas que não podem esperar mais para acabar a obra”, comenta Tognollo. “Por outro lado, os colados precisam de sete dias para a secagem do adesivo, mas oferecem mais opções de formatos, padrões e cores”, completa.

Para ambos, a limpeza deve ser feita com uma varrição prévia, passando na sequência um pano umedecido em detergente neutro diluído em água, secando com um pano seco e limpo na sequência.

Varanda integrada com persianas de tecido, cadeiras verdes e mesa lateral.
(Alberto Ricci/Casa.com.br)

No entanto, se você prefere e pode lavar o piso, isso só será possível na versão colada, desde que a secagem seja feita logo depois sem deixar água empoçada. Os colados nunca podem ser lavados, pois a água corrente pode entrar pelas juntas dos encaixes e se acumular no contrapiso.

Publicidade