Você sabe o que precisa levar em conta para escolher a bancada perfeita para um cômodo? Além das medidas, saiba que selecionar os acabamentos, como a cuba e a torneira ou misturador, é muito importante. Esses dois elementos são essenciais para uma boa funcionalidade e para a decoração, uma vez que os acabamentos passaram a ser desenvolvidos e aplicados como peças de design.
Sendo assim, uma desatenção a esses detalhes pode resultar em uma bancada mal dimensionada, com um tamanho que não se alinha com a rotina dos moradores, e prejudicar o seu uso. Para que isso não aconteça, a Fani Metais e Acessórios e a arquiteta Natália Salla apresentam algumas dicas para acertar no planejamento e ter um banheiro, um lavabo e uma cozinha sob medida para você:
Para o banheiro:
Encontrar o tamanho ideal de uma bancada significa selecionar a melhor que se ajusta à altura dos moradores e ao propósito daquele espaço. Caso contrário, ela pode ocasionar desconforto ao longo do tempo. Em média, as peças possuem um intervalo de 90 a 94 cm, mas tudo depende de quem irá usufruir – em banheiros para crianças, elas podem ser construídas em tamanhos mais baixos.
Na hora da compra, a cuba também faz toda a diferença: no caso de um modelo de apoio, a bancada deve ser mais baixa, assim a altura total do piso ao topo do item se encontra adequada para os que irão desfrutar do cômodo.
Veja também
- Qual cuba e bacia colorida traduzem a sua personalidade?
- Arquitetas explicam como realizar sonho de uma cozinha com ilha e bancada
Para mais segurança, defina a altura da cuba e da torneira, para que os elementos que vão compor o conjunto sejam adequados. Instale uma torneira ou misturador de bica baixa nas peças de embutir ou semi-encaixe e os de bica alta nas de apoio ou de sobrepor.
Para o lavabo:
No caso do lavado, por ser um ambiente social, a decoração é muito importante – adicionando um desafio. O cômodo demanda características agradáveis para o dia a dia, como conforto e um belo visual, e deve atender ao gosto dos moradores.
Ao criar o projeto, a seguinte pergunta pode surgir: mas como adequar a bancada a uma área usada por tantas pessoas de características diferentes? E nós te respondemos: analise a altura dos parentes e dos amigos que costumam frequentar a casa mais vezes e você terá uma média.
Outro detalhe muito importante e que demanda atenção extra é a ficha técnica dos metais. Pela área de superfície da bancada ser menor do que em banheiros, pode faltar espaço para instalar alguns tipos de torneiras e misturadores. Logo, cuidado com os modelos e, se preferir, faça instalações nas paredes.
Dica: Para alturas medianas, aproximadamente 1,7 m, o recomendado é que o topo da cuba esteja de 90 a 92 cm do piso acabado.
Para a cozinha:
Igual para o banheiro, a rotina dos moradores conta muito na hora de definir a altura da bancada da cozinha. Quem usa o ambiente com frequência e como costuma fazer isso? Essas são algumas das perguntas que todos devem se fazer antes da compra.
Os hábitos de cozinha também devem ser levados em consideração. O morador prepara as refeições sentado? Se sim, a altura deve ser adaptada conforme essa necessidade. E se tiver mais de 2 m de altura? Diante disso, a peça pode ter 1,10 m. Personalizar é o segredo aqui.
Outro requisito é observar a relação cuba e torneira, pois além da possibilidade de adicionar uma bica móvel, esse ambiente requer uma altura mais generosa entre a bica e a válvula de escoamento da cuba. O recomendado é que a diferença seja de, no mínimo, 30 cm – sendo uma boa margem para manusear e lavar utensílios, panelas e alimentos com facilidade.