Qual a diferença entre os tipos de descarga?
Veja os aspectos hidráulicos que você deve considerar antes de escolher sua bacia sanitária
Uma das escolhas mais importantes em banheiros e lavabos é a bacia sanitária. O item é indispensável e sua escolha deve ser feita após uma avaliação criteriosa, tendo em vista que há uma grande variedade de modelos, tecnologias, valores e cores disponíveis para atender aos mais diversos estilos de projetos de banheiro.
Pontos como espaço disponível, tipo de instalação hidráulica desejada, necessidades especiais e frequência de uso, também devem ser levados em consideração no momento da escolha. Tendo em vista questões tão relevantes, a Celite preparou um guia para ajudar a escolher o modelo ideal que acompanhará a casa e a família. Confira!
Tipo de descarga
O primeiro passo para a decisão do modelo está atrelado ao projeto hidráulico do banheiro. Isso acontece, pois as bacias convencionais e aquelas com caixas acopladas exigem diferentes distâncias entre o centro do esgoto até a parede.
No caso do modelo convencional, a bacia apresenta distância de 26 cm da parede, enquanto a versão com caixa acoplada registra um espaçamento de 30 cm. Dessa forma, é necessário conhecer esta medida para avaliar se existe a possibilidade de uma reforma completa para alterar a hidráulica do banheiro atual.
Quais as diferenças entre cada tipo de sistema de descarga?
Ambos os mecanismos cumprem a função com eficiência, porém cada um exige uma forma de instalação, manutenção e um consumo de água:
Convencional
Neste sistema, a válvula de descarga é instalada na parede em um cano que leva a água da caixa até a bacia sanitária. O registro é acionado por meio do acionamento, que libera a água para eliminar os desejos. O fechamento é controlado pelo usuário e, em vias de regra, este modelo pode gastar muito mais água do que o necessário.
Com caixa acoplada
Neste tipo de descarga, a caixa acoplada armazena água proveniente da caixa d’água. O mecanismo de descarga é o responsável por limitar o uso da água e os mais modernos contam com o duplo acionamento: 3 litros são empregados para eliminar dejetos líquidos e 6 litros para dizimar os dejetos sólidos.
Por meio desta funcionalidade, é possível limitar a quantidade máxima de água a ser usada na descarga, poupando o recurso natural.