Escondido entre as colinas da Toscana, no norte da Itália, está uma construção ímpar: o Castello di Sammezzano. Suas paredes multicoloridas contrastam fortemente com a paisagem tradicional italiana, atraindo olhares curiosos que terminam apaixonados!
Construído em 1605 por nobres espanhóis, os tons do arco-íris que impressionam os visitantes não estavam em sua arquitetura original: as cores surgiram da paixão de Ferdinando Panciatichi Ximenes d’Aragona, um dos herdeiros da villa palaciana, pelo Orientalismo.
Durante o século 19, Ferdinando transformou os 365 cômodos – um para cada dia do ano! – nos ambientes que são hoje. Elementos marroquinos se encontram por toda a parte: nos mosaicos de cerâmica, na geometria harmônica e colorida, nos baixos-relevos e nas cúpulas em arco, intrincadas.
De nobre castelo clássico, Sammezzano passou a ser um hotel de luxo e, por fim, enfrentou um período de 20 anos de total abandono. Redescoberto, ele foi aberto ao público novamente em visitas guiadas e pode ser alugado para festas particulares.
As fotos não te conquistaram? Então o vídeo da cantora italiana Dolcenera, gravado no local no começo desse ano, vai fazer você pegar o próximo avião para visita-lo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=szJzfZCGY9c%5D
Continue viajando pela itália em nosso site com a matéria “Jardim toscano possui cores, texturas e armoas típicos italianos“.