Vista 180º para o Ibirapuera e banheiro SPA marcam este apartamento
Em 172 m², Ana Carolina Queiroz criou um lar que une os estilos diferentes dos moradores com home office escondido e TV que imita quadro
A vista de 180º para o Parque do Ibirapuera (SP) precisava, sem dúvida, ser o centro do projeto deste apartamento de 172 m² assinado por Ana Carolina Queiroz. Tanto que os clientes cogitaram até a abrir mão da TV na sala para não interferir na paisagem. E a profissional ainda precisou conciliar os gostos pessoais – antagônicos – dos moradores.
“A cliente desejava tons claros e materiais naturais que trouxessem aconchego. Já o cliente queria um home office clássico, sofisticado, estiloso com tons escuros e materiais nobres como madeira e couro, além de uma pegada vintage“, conta a arquiteta. Para esse problema, um sistema de abertura e fechamento pleno do home office viabilizou totalmente a integração do espaço, preservando a privacidade do ambiente quando necessário.
O home office ganhou uma estante dividida em quatro módulos, sendo os dois centrais móveis e mais avançados (em seu interior é guardada a cama de casal no quarto do outro lado da parede). O MDF ebanizado preto é complementado com almofadas de vaqueta preta.
Diversas possibilidades foram estudadas para instalar a TV, desde um móvel embutido, prender o aparelho no teto ou até usar um trilho. “Quando estudamos as vistas, vimos que a vista lateral dava para o prédio vizinho e que seria sempre fechada as cortinas. Então, tivemos a ideia de fazer uma grande estante fluída e leve de estrutura metálica que pudesse sustentar a TV como se esta fosse um grande quadro”, conta a profissional.
Para dar mais cara de quadro, o escritório especificou o modelo The Frame, da Samsung, e desenhou um grande rack que foi unificado à lareira. As linhas horizontais permitem que a luz inunde o espaço. Cortinas de vidro que podem ser completamente abertas em dias de calor potencializam a ventilação cruzada e a iluminação natural.
A cozinha foi integrada ao social de forma sutil, com linhas lineares na cor cinza claro e módulos grandes para servir de fundo ao espaço sem interferir esteticamente. A geladeira foi encaixada na lateral para ficar escondida – ao seu redor, uma cristaleira e uma área para as bebidas destiladas funciona como bar.
A ilha foi pensada para ter altura confortável e ficou apenas 2 cm acima da bancada da cozinha (para esconder a estrutura atrás). “Usamos a costaneira de travertino natural, criando o bloco onde fica a champanheira, e especificamos uma lâmina sinterizada para fazer o tampo e a lateral ao lado das banquetas”, conta Ana Carolina. Um grande tapete une todos os ambientes.
Para a suíte, a proposta foi criar um banheiro spa, com banheira de imersão, além de uma sauna no chuveiro. “Trabalhamos o espaço com uma banheira de imersão e seixo rolado com porcelanato no piso, parede e bancada”, enumera a arquiteta.
Como o quarto não tem closet, a proposta foi usar os armários com portas espelhadas na intenção de fazer desaparecer o grande armário e dar mais amplitude ao ambiente. As camas ganharam gavetões para sapatos.
Veja mais fotos!