Após lançar cabanas minimalistas pré-fabricadas, a marca japonesa Muji apostou novamente na tendência da arquitetura pré-pronta e montou a Wood House. Em Okazaki, no Japão, a casa funciona como um showroom completamente decorado da marca e foi pensado com muito cuidado.
A construção foi projetada para promover um conforto de ventilação, temperatura e luz por toda a moradia, construída com muita madeira e panos de vidro. As soluções de organização são outro ponto alto da Wood House.
Tradicional no Japão, o uso da madeira aqueceu os ambientes e complementou a base branca, eleita para o projeto, e a luz natural abundante.
Na sala de jantar, o minimalismo também pode ser observado, assim como a integração dos espaços. Em vez de cadeiras, a mesa conta com bancos para acomodar os moradores e convidados.
Na cozinha, o metal foi priorizado e reveste bancada e armário. Atrás de portas de correr foscas, a geladeira fica encaixada em uma estante metálica toda compartimentada.
Em formato de caixa, a casa foi projetada ao redor de um átrio que ocupa do chão ao teto, promovendo uma conexão com o exterior e boa circulação de ar e incidência de luz natural.
O formato também permite uma liberdade maior na configuração dos ambientes, que pode ser montada livremente por cada morador. A sala, ‘separada’ do jantar e da cozinha pela escada, pode ser integrada à varanda, que percorre a lateral da casa nos dois pavimentos, por meio de portas de correr.
Ao lado do sofá neutro com almofadas estampadas, combinado com um tapete verde, rack e mesa de centro, outra grande estante – desta vez em madeira – organiza os pertences dos futuros moradores. A madeira também percorre o teto, criando um efeito diferenciado e aconchegante.
No andar de cima, as tiras de madeira continuam pelas paredes e teto. À esquerda, a varanda pode novamente ser integrada por meio de portas de correr. Ao lado do vão da escada, o escritório foi montado.
Inteiramente de madeira, o home office é cercado por armários baixos em formato de ‘L’. Ali, uma grande mesa de reunião convida também crianças a dividirem o mesmo espaço que os pais.
O quarto, amplo, se divide em três áreas: a cama, o estar e o closet. Este último, estruturado com as mesmas portas foscas e metal vistos na cozinha, armários compartimentam e organizam as roupas e acessórios.
Fonte: Design Boom