Logo após comprar na planta da construtora este apartamento de 59 m², em São Bernardo do Campo (SP), uma jovem independente encomendou aos arquitetos Rafael Aranguez e Laura Borba, do escritório Liro Arquitetura, um projeto de reforma completa, com decoração integralmente nova, já que este é o primeiro imóvel dela.
“A cliente pediu um projeto clean, mas que refletisse sua personalidade, com presença de tons esverdeados e rosados, que sãos suas cores favoritas”, conta Laura. “A única alteração que fizemos na planta foi integrar a varanda com sala e nivelar os pisos”, acrescenta Rafael.
No geral, a base da decoração – que segue o estilo moderno romântico – é composta de paredes brancas, cortinas claras, piso laminado amadeirado, teto com textura mineral e marcenarias em lâmina de carvalho natural, pontuada com tons ‘candy’, sendo rosa no estofamento do sofá e verde no acabamento do armário-bar, com portas ripadas e tampo de porcelanato no padrão granilite.
No centro da sala chama a atenção o banco de marcenaria desenhado pelos arquitetos. Além de criar espaços de armazenamento sob os assentos extras, esta solução se integra ao sofá, formando uma “ilha” com assentos voltados para o lado da tv e o pequeno estar.
A seleção de móveis respeitou o desejo da cliente por peças de linhas curvas, visualmente leves e sutilmente femininas. Entre as obras de arte, vale destacar a escultura de parede “Cabeça”, da artista Paula Juchen Marfim e, na sala de jantar, a composição de quadros do Alfredo Volpi e do José Carlos Galvão.
“Nosso maior desafio neste projeto foi criar uma atmosfera que transmitisse alegria e jovialidade através das cores em um apartamento compacto, sem tornar os ambientes cansativos”, finaliza o arquiteto Rafael Aranguez.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: