Localizado em Barcelona, na Espanha, este apartamento de 60 m² fica no último andar de um edifício construído em 1959. O projeto, do escritório AMOO, desde o início se propôs a inverter a distribuição dos usos da moradia, criando um ambiente amplo com banheiro e closet abertos e uma grande área comum para trabalhar e receber visitas.
O imóvel é construído com paredes estruturais. O retângulo que forma o pavimento é dividido pelo elevador, o núcleo da escada e uma parede. A área comum está orientada para a fachada sudoeste, enquanto a área dos dormitórios está orientada para a fachada sudeste.
Veja também
- Minimalismo e funcionalidade definem apartamentos na Liberdade
- Estilo contemporâneo e tons claros compõem décor deste apê de 350 m²
Para contornar a particularidade da edificação, com uma fachada contínua de 1,65 cm de altura, acompanhada por um beiral inclinado (reflexo da cobertura), o núcleo de acesso e a parede de suporte, os profissionais propuseram móveis funcionais sob medida que se adaptam aos espaços.
Sofás-camas se transformam em escrivaninhas, camas que são armários se transformam em banheiras. Como representação dessa fluidez de usos, um fato: o apartamento, além da porta de acesso obrigatória, só tem uma porta – a do banheiro, para comodidade dos hóspedes.
Paralelamente, uma prateleira foi montada na fachada sudeste para aumentar o isolamento em relação ao exterior, conectando todas as janelas e homogeneizando o ambiente.
Como último detalhe, uma pilastra jônica de mármore rosa na parede de suporte, que não foi permitida a demolição, reforça simbolicamente a estrutura, sustentando a tranquilidade geral do condomínio.
Tons pastel e elementos minimalistas tomam conta do décor, que se beneficia da luz natural que entra pelas janelas de vidro. Gostou? Para ver mais fotos do projeto, navegue pela galeria:
* Via ArchDaily