Cada dia mais querida por quem mora em apartamento, a varanda gourmet é o espaço ideal para confraternizar com os amigos. Dá até para convidar a família para comemorar o Dia dos Pais com um belo almoço de domingo.
Cheia de leveza, esta varanda ganhou móveis vazados, que dão um tom de modernidade e praticidade. O arquiteto Neto Porpino, responsável pelo projeto, investiu em metal, cimento e tijolinhos para conquistar uma mistura bem pensada de materiais, trazendo muita descontração para o espaço. Uma linha vertical, feita com revestimento branco, demarca a área da coifa e do cooktop, o que ajuda a criar vários espaços em um mesmo ambiente.
“Quis fazer algo jovem e alternativo, fugindo do convencional. Por isso a ideia das estantes aramadas, que são móveis encaixados que facilitam a composição. O tijolinho dá mais aconchego para o ambiente e passa um ar contemporâneo, que valoriza a fusão de materiais”, explica o arquiteto.
Pronto para o corte
O suporte para facas foi fixado na parede da bancada, o que facilita o corte de carnes e legumes que serão assados na churrasqueira. Outros utensílios também ganharam um espaço especial na parede e ficam à mão para o preparo de refeições no Cooktop Consul. “Gosto muito de trazer os utensílios para a parede e isso dispensa a necessidade de uma gaveta para guardá-los. E ainda é um bom elemento decorativo”, conta Neto. Dá para ter churrasco todo fim de semana!
Aberto e arejado
Armários de metal, cestas organizadoras, nichos, cadeiras… Neste projeto, móveis e objetos vazados reforçam a ideia de um ambiente arejado e descontraído, onde dá para aproveitar a cerveja gelada, a até -4 °C, pela Cervejeira Consul com os amigos. Se não gosta de armários abertos, é possível conquistar um pouco de leveza com cadeiras como estas, cujo encosto não é totalmente preenchido.
Toda luz é bem-vinda
Já que a varanda é um ambiente recheado de luz solar, espalhar plantas por todos os lados é uma grande tentação. Mas até o cantinho verde precisa ser bem planejado e instalado com cuidado. Aqui, o arquiteto optou por uma horta vertical na parede oposta à janela. As hortaliças recebem luz indireta e difusa, que garante o crescimento saudável da planta sem queimar as folhas.
Para saber mais sobre os produtos bem pensados deste ambiente, clique aqui.
Agradecimentos: Brick Studio Cerâmica de Revestimentos, Camicado, Casa Antiga Azulejos, Cobasi, C&C, Doural, Etna, Ibiza Acabamentos, Leroy Merlin, Sergon Prime, Urban Arts, Westwing.
Produção de objetos: Fernanda Milani / Assistente de objetos: Ana Caroline Daniele