Quando os filhos crescem e os gostos mudam, é comum que os moradores optem por reformar o imóvel. Foi o caso deste apartamento de 200 m² situado na Vila Mariana, em São Paulo, cujo projeto – bastante especial – foi desenhado pela arquiteta Sabrina Salles.
“O imóvel é muito especial para mim, é a casa da minha irmã e do meu cunhado e é também o lugar onde passamos vários finais de semana juntos, em família”, conta ela.
“Participei deste projeto desde a compra até a concepção da construtora, na época, participei da escolha dos acabamentos, integração dos ambientes… foi uma delícia!”, completa.
Mas os filhos cresceram! E, com esse crescimento, novas necessidades surgiram. Dentre elas, uma reforma na sala de jantar e desativação da antiga brinquedoteca, o que garantiu mais espaço para a sala de jantar, deixando-a com mais lugares.
E, por fim, pequenos detalhes na varanda renderam um outro estilo ao ambiente. “Sabe uma curiosidade? Quando as crianças eram pequenas, o casal optou por não ter mesas de centro, mas era um objeto que minha irmã sempre valorizou. Agora, a casa ganha nova forma e está como eles sempre desejaram”, diz Sabrina.
Entregue com duas varandas, o apê agora tem uma delas fechada e apenas uma disponível. “Nós fechamos e deixamos só uma onde hoje é a sala de jantar, e a outra é a varanda principal que ficou como uma extensão do estar e a mesa da churrasqueira. Por isso, é um apartamento bem ventilado“, explica a arquiteta.
Veja também
- Reforma de apê integrou cozinha, living e varanda gourmet
- Confortável e cosmopolita: apê de 200 m² aposta em paleta terrosa e design
Além disso, o imóvel tem duas janelas que se conversam. A sala é toda automatizada, com ar condicionado nos tetos e iluminação inteligente, já que os moradores priorizam também essa parte tecnológica. A reforma começou por conta da área técnica, que antigamente era um balcão fechado, e isso permitiu o uso do aparelho em esforço.
“Criamos uma área técnica mesmo com drywall para acomodar o ar condicionado e essa parede ganhou até um quadro bonito. Essa intervenção privilegiou a sala, já que era um ambiente amplo e com poucas paredes”, conta Sabrina.
O décor, por sua vez, conta com uma base neutra off-white e alguns detalhes em preto para dar uma sofisticada no ambiente. Além disso, um pequeno ponto de luz na poltrona laranja dá uma brincada com as cores neutras.
Curtiu o projeto? Confira mais fotos na galeria: