Sala de estar de apartamento verde e rosa é ampliada com integração ao quarto
Reforma deste apê dos anos 80 foi assinada pelo escritório OCCA+ Arquitetura
Este apartamento de 80 m², localizado no Flamengo, no Rio de Janeiro, foi reformado pelo escritório OCCA+ Arquitetura. O imóvel, datado dos anos 80, foi transformado em um ambiente moderno e acolhedor.
Seguindo um design contemporâneo, o projeto utilizou volumes, linhas e planos de forma estratégica.
A moradora, uma jovem que aprecia cozinhar e receber visitas, necessitava de um espaço que acomodasse confortavelmente seus convidados. Assim, o ponto central do projeto foi a área social, que foi transformada no coração da casa.
Para suprir a falta de varanda, um dos quartos foi integrado à sala de estar, criando um espaço para admirar a vista do Pão de Açúcar, tomar café da manhã e receber amigos de forma descontraída. O ambiente ainda recebeu um piso e painel de ladrilhos hidráulicos, trazendo um toque de ‘varanda’ interna.
Para unir a nova área à sala de TV, foi utilizado um sofá central que atende a ambos os espaços. A cozinha foi ampliada e destacada por uma ilha voltada para a sala e pelos mesmos ladrilhos hidráulicos.
Buscando manter o orçamento, os arquitetos evitaram móveis sob medida, optando por bancos, um rack de concreto e painéis de azulejos na área do living.
A suíte, originalmente pequena e mal ventilada, foi reformulada com um banheiro maior, voltado para a fachada e com ventilação e iluminação naturais.
Na paleta de cores, o verde dos ladrilhos e o rosa dos azulejos se destacam, complementando as paredes brancas e as estruturas de concreto aparente.
A escolha das cores teve um propósito claro: o verde traz uma integração com a área externa, enquanto o rosa complementa e traz um equilíbrio, criando uma harmonia visual que contribui para a sensação de bem-estar no espaço remodelado.
A madeira freijó foi usada em todos os ambientes para delimitar espaços e proporcionar aconchego.
Veja mais fotos: