Localizado em Vila Olímpia em São Paulo, este apartamento térreo, com 115m², é o novo lar de um jovem casal de cariocas que se mudou para a capital paulista por causa do trabalho. O imóvel foi comprado em 2020, em plena pandemia, porque anteriormente eles moravam de aluguel e o confinamento os fez perceber que já era hora de ter um imóvel próprio personalizado, que refletisse o gosto e o estilo de vida deles.
O próximo passo dos novos proprietários foi contratar as arquitetas (e amigas) Alexia Carvalho e Maria Juliana Galvão, do escritório carioca Mar Arquitetura, para encomendar um projeto de reforma geral, incluindo a nova decoração.
“Por ser um apartamento térreo, usamos a extensão da varanda para criar um jardim externo que trouxe um clima super acolhedor de casa”, revela a arquiteta Juliana.
Originalmente, o apartamento contava com três quartos, sendo uma suíte. Após a reforma, a pedido do casal, o imóvel passou a ter duas suítes mais amplas, sendo a deles com um closet, que foi adicionado.
Além disso, a sala contava com uma sacada e a cozinha era fechada. As arquitetas integraram a sacada com a sala para aumentar a sensação de amplitude da área social e, como não havia necessidade de manter a área e o quarto de serviço, elas ampliaram a cozinha, que também passou a ser integrada à sala.
“Apostamos em materiais de diferentes texturas, sempre dentro de uma cartela de tons neutros, para criar uma atmosfera mais despojada e jovem no apartamento, assim como são os moradores. Um exemplo é do tijolinho branco que reveste a parede da tv”, explica a arquiteta Alexia.
“Já a conexão do casal com o Rio de Janeiro aparece na ilha da cozinha, que foi revestida com azulejo Ipanema, da Portobello, com estampa que remete ao calçadão da famosa praia carioca”, acrescenta a sócia Juliana.
Na decoração, que segue o estilo rústico chique e jovial, praticamente tudo é novo, com exceção da mesa de jantar em vidro, que já estava no apartamento quando os clientes compraram o imóvel e eles decidiram mantê-la porque se apaixonaram de cara.
Segundo as arquitetas, outro destaque no projeto é o closet tipo “caixa”, integralmente executado em marcenaria (para evitar perda espaço), com a parte em L voltada para o quarto em ripas vazadas que permitem a entrada de luz natural e garantem a constante ventilação interna. Elas ressaltam ainda a horta vertical ao lado da ilha da cozinha, plantada em cachepôs de aço cortén, fixados no painel de madeira ripada.
Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!