Jovem, solteira e estudante de enfermagem, este é o perfil da moradora deste apartamento, com 108m², que sonhava com uma repaginada em seu imóvel, deixando os ambientes com mais vida e personalidade.
Para tanto, convidou a arquiteta Ana Rozenblit, à frente do escritório Spaço Interior, para reformular a arquitetura de interiores da planta, com exceção da cozinha, que foi mantida.
Localizado na zona sul da capital paulista, no queridinho bairro da Vila Olímpia, a profissional expressou no projeto uma mescla de estilos que faz a leitura do jeito de ser da moradora: um décor moderno, feminino, levemente romântico e com toques pontuais de elementos clássicos.
“Promovemos uma movimentação dos espaços nas salas e a integração da varanda com o dormitório, que permitiu sua ampliação e o deleite de uma vista incrível”, revela a arquiteta Ana Rozenblit.
Sala de estar e jantar
Com pé-direito duplo na área social, as paredes com pé-direito duplo foram revestidas com MDF que simula a madeira Pau Ferro. O destaque fica por conta do sofá rosa combinado com uma dupla de poltronas cinzas.
Delicado e, ao mesmo tempo marcante, a peça atua como um contraponto à estante de marcenaria azul – realizada com a estética de nichos assimétricos –, e no décor recebe também a incumbência de atuar como divisor de espaços com os painéis de MDF brilhante com remetem à aparência da madeira Pau Ferro.
No antigo layout, a arquiteta conta que o ambiente não proporcionava conforto enquanto a moradora e seus convidados assistiam TV. Por isso, na readequação da arquitetura de interiores investiu na instalação de um painel suspenso para a instalação do eletroeletrônico.
Na movimentação empreendida pela arquiteta Ana Rozenblit, a sala de jantar ganhou uma localizada mais reservada. O espaço integrado, porém preservado pela largura e robustez do pilar presente na estrutura do edifício, acolheu uma espaçosa mesa em mármore que ressalta seus veios dourados e é acompanhada por seis posições de cadeiras estofadas.
Enaltecendo a sofisticação do ambiente, o mobiliário branco, com portas que evocam o desenho em chevron, foi incluído para fazer as vezes de buffet e cantinho do bar.
Veja também
- Apê de 74 m² ganha décor romântico e delicado com tons neutros
- Integração, materiais naturais e estilo contemporâneo: veja apê de 105m²
- Tons claros e muito romantismo encantam neste apê de 100m²
Boas ideias para o aproveitamento de espaços
No processo de reorganização dos ambientes, a arquiteta fez questão de incluir soluções funcionais e eficazes para o dia a dia. E um cantinho, por vezes esquecido, ganhou destaque: o vão da escada que leva a moradora para a ala íntima. Assim, a marcenaria deu forma ao gaveteiro, que segue a mesma estética do revestimento da sobreposto na parede e abriga os sapatos da moradora.
“Com isso, ela ganhou espaço em seu armário”, destaca.
Dormitório
Em unidade com o décor da parte social, o dormitório incorporou um adorno especial: a boiserie, que reveste as paredes principais do cômodo. Para complementar essa atmosfera leve e romântica, a fusão de tons claros foi conquistada pela sintonia do branco, nuances de cinza e rosa.
“O toque de dourado ficou por conta do espelho vitoriano dourado, da Christie Móveis, que já era da moradora e foi mantida em nosso projeto por seu valor afetivo”, rememora Ana Rozenblit.
Na articulação dos espaços, Ana integrou a varanda ao quarto para disponibilizar um home office para lá de especial e iluminado pela luz natural e o skyline. Na marcenaria, a cabeceira cinza e estofada acompanha todo perímetro da parede e, na outra ponta, a cômoda inclui a sobreposição de uma base para a penteadeira.
Projeto luminotécnico
Ressaltando a importância do reaproveitamento, o projeto considerou boa parte da estrutura luminotécnica que já existia. “Em algumas situações, promovemos a mudança de lugar para atender a nova disposição que realizamos”, explana a profissional.
Em consonância com a proposta de cada ambiente, o dormitório destaca o romantismo do lustre de cristal, enquanto o jantar acentua um jogo com três pendentes com bulbo transparente e, no estar, os anéis em formato anelar.