O Pacaembu, um dos bairros mais tradicionais da capital paulista, possui uma história que remete ao século XVI, ou seja, ao período da própria formação da cidade de São Paulo. Toda essa efervescência política e cultural foi transformando o bairro em um epicentro das mudanças urbanas e arquitetônicas da metrópole e é comum encontrar imóveis que trazem reminiscências dos tempos antigos e das tendências de edificações de décadas passadas.
Assim, a arquiteta Daniela Funari fez um mergulho histórico quando foi chamada para reformular uma casa de 600 m², localizada no bairro. “Poder trabalhar com imóveis antigos é um presente, principalmente quando podemos manter algumas características essenciais da construção que trazem um valor imaterial para o projeto”, detalha a profissional sobre a empreitada que foi um retrofit completo, revitalizando características clássicas e modernizando o necessário para o bem-estar da família de moradores.
Living clássico com lareira
O make over, começou pelo living da casa, que engloba uma ampla sala de jantar e sala de estar com lareira. E foi nesse ambiente, também, que o processo de revitalização teve início, contando com uma recuperação dos pisos e das ripas de madeira que compõem a moldura da lareira, dando mais destaque para a peça e criando um ambiente de acolhimento e conforto para os dias mais frios.
Com muito charme as linhas curvas – principalmente nas janelas -, construídas na edificação original foram mantidas e usadas como verdadeiros portais ao separar ambientes e cômodos e, ainda assim, manter a integração, eliminando qualquer porta e aumentando a sensação de amplidão no imóvel.
“As linhas curvas proporcionam um ar clássico e campestre que aproveitei para todo o projeto”, caracteriza Daniela que estudou o recurso na elaboração da nova decoração e da nova distribuição dos móveis pelo espaço.
Neste projeto, a sala de estar e a sala de jantar foram separados por algumas vigas da própria estrutura, mas nada de portas fechadas. A integração é fluida e feita através desses pórticos que garantem a leveza e uma estética clean mantida em outros ambientes da casa.
Além da revitalização de todos os pisos, outra mudança total e completa foi a do projeto luminotécnico do imóvel. “Todas as luminárias do imóvel foram trocadas por equipamentos mais potentes”, revela Funari que aproveitou o retrofit para criar recursos para aproveitar ainda mais a luminosidade natural proveniente das janelas.
Home office com iluminação natural
Com iluminação natural proporcionada pelas grandes janelas com linhas curvas, foi planejado um home office no andar superior da casa. E, aproveitando a entrada da luz do sol, o ambiente foi projetado para trazer um conforto ímpar para a saúde dos olhos.
Ademais, a grande janela com esquadrias brancas propõe um ambiente mais leve, claro e luminoso, descontraindo e tirando do local de trabalho aquele ar mais sóbrio. A marcenaria inteligente foi feita sob medida, criando nichos para peças de decoração e também para itens de trabalho, como livros, impressora e caixas organizadoras – sem contar, claro, a ampla bancada de trabalho desenhada para acomodar duas pessoas e as diversas gavetas disponíveis.
A edícula transformada em home theater
Com o retrofit, a edícula localizada ao lado da piscina, na área externa, foi reformada para criar um home theater completo na residência. Como parte das mudanças para o novo ambiente, as luzes do espaço foram trocadas por luminárias mais potentes e um sofá-cama foi inserido para garantir o conforto e a versatilidade do espaço.
A cortina é outro charme do ambiente, possuindo uma grande extensão e compreendendo todas as portas de vidro, garantindo o conforto e a privacidade no momento de acompanhar séries e filmes, mesmo que a área da piscina esteja sendo utilizada.
Para finalizar a modernização, Funari ergueu uma grande porta de correr, que foi instalada bem no centro da edícula. Com esse recurso, as possibilidades de uso do espaço são aumentadas, com mais privacidade e mais uma maneira de dividir o home theater.
- Casas e apartamentosReforma de apê de 142 m² valoriza vista para Mata Atlântica e cria cozinha integrada
- Casas e apartamentosSerralheria e linhas formando grids dão ar urbano à apartamento de 70 m²
- Casas e apartamentosHall de entrada minimalista com espelho orgânico embutido em painel dá boas vindas em apê