Reforma promove sensação de amplitude em apê de 36 m² com paleta verde, terrosa e branca
Projeto do Sensum Arquitetura renova apartamento compacto voltado à locação por temporada, no Leblon
Localizado em um edifício antigo no Leblon, no Rio de Janeiro (RJ), este apartamento tipo estúdio passou por uma transformação completa. O projeto, assinado pelos arquitetos Danilo Jeovani de Paula e Renan de Toledo Guimarães, do escritório Sensum Arquitetura, uniu memória afetiva, praticidade e estética leve para proporcionar sensação de amplitude e conforto para os inquilinos de temporada e para o uso eventual de um dos filhos dos proprietários.
A integração foi a diretriz principal da reforma, que incorporou a antiga varanda de serviço e a cozinha à sala de estar. O espaço recebeu nichos embutidos, que funcionam como apoio ao sofá e contribuem para a organização de objetos e livros.
Na cozinha, a solução foi criar uma bancada com armários inferiores para potencializar a sensação de amplitude do espaço. Já a mesa de jantar Saarinen, acompanhada de cadeiras Thonet em madeira e palhinha, resgata o charme dos anos 1950, década que inspirou vários detalhes da decoração.
Apoiada em uma paleta marcada pelo diálogo entre três cores principais, ela traz o branco como tom neutro que atua como pano de fundo para ressaltar a pintura verde das esquadrias da varanda e a presença das plantas e os tons terrosos do estofado e dos nichos, distribuídos em pontos estratégicos do apartamento.
A memória afetiva aparece na preservação de alguns mobiliários, como a cama do apartamento, que já pertenceu à mãe de um dos proprietários, integrando lembranças à nova proposta.
No dormitório, apenas as esquadrias e o armário embutido foram preservados da configuração original. Todo o restante foi renovado, incluindo as instalações elétrica e hidráulica.
A varanda do quarto recebeu o mesmo revestimento cerâmico do piso externo, criando continuidade visual e emoldurando a paisagem arborizada.
“Este imóvel guarda muitas lembranças, pois os clientes viveram diferentes fases da vida ali. Nosso propósito foi valorizar essa história e, ao mesmo tempo, evidenciar a essência da arquitetura original, criando um espaço acolhedor e atemporal, resumem os arquitetos.
- Casas e apartamentosArquiteto reforma o próprio apartamento de 78 m² com projeto afetivo e repleto de cor
- Casas e apartamentosApartamento de 415 m² ganha suítes ampliadas, closets duplos e ambientes integrados
- Casas e apartamentosCasa de vila de campeã do MasterChef tem cozinha de restaurante e muita personalidade





