Reforma em apê de 76 m² cria canto alemão com espaço de brincar para gatos
Assinado pela arquiteta Daniela Funari, o projeto também conta com iluminação arrojada, marcenaria inteligente e soluções que otimizam os ambientes.

Reformar um apartamento antigo é sempre uma jornada cheia de surpresas e possibilidades e uma chance de unir o passado e a contemporaneidade na arquitetura.
Foi com esse desejo que um casal com três gatos convidou a arquiteta Daniela Funari para reformar completamente o apartamento de 76 m², com planta da década de 1980.

“Nosso objetivo foi fundir completamente o living com a cozinha, buscando uma harmonia fluída na ala social”, destaca ela sobre o ponto de partida do projeto. “Optamos por uma paleta de cores clean e unidade visual, mantendo o mesmo tipo de piso e iluminação em todos os cômodos”, acrescenta.
Integração no layout e na estética

A integração foi um dos pilares da reforma do apartamento, englobando a área social, com as salas de estar e jantar, de TV, cozinha, cantinho do bar e sacada, revestidos com porcelanato acetinado de grande formato (120 x 120 cm).
“Na planta original, a cozinha era fechada por paredes, uma característica da arquitetura da época”, relata Daniela. Na reforma, além de conectá-la com outros espaços, o ambiente ganhou uma bancada com cooktop voltada para o living, eliminando qualquer barreira visual que pudesse vedar a comunicação. “Utilizamos uma lâmina no tampo das bancadas e como backsplash um revestimento ripado com o mesmo efeito marmorizado da lâmina sinterizada”, detalha ela, que também incluiu um toque de cimento queimado em um dos trechos do armário para evocar ainda mais personalidade ao projeto.

Entre os elementos modernos da arquitetura, a profissional especificou uma porta de serralheria com vidro fosco para isolar a lavanderia – recurso que trouxe discrição, mas sem prejudicar a passagem de luz para a cozinha.
Cuidado com os pets

Outro destaque do projeto foi o cuidado com os três gatinhos, principalmente através do canto alemão incluído na sala de jantar. Na parte inferior do móvel, ao invés dos tradicionais baús para armazenamento, o vão foi transformado em pequenas tocas onde os pets podem se esconder e descansar.
Além disso, a sala de jantar também é composta por um espelho, que contribuiu para a sensação de amplitude, e um pendente dourado, que valorizou a paleta de tons claros.

Descanso e aconchego
Dois antigos quartos pequenos foram unidos e transformados no espaço casal, com direito a home office integrado, closet e banheiro.

Com a mudança no layout, o dormitório se tornou um refúgio completo por meio do uso de uma marcenaria inteligente. O destaque fica por conta do painel ripado que não só acomoda a TV de forma discreta, mas também oculta objetos que antes estavam à mostra, proporcionando ordem e sofisticação ao ambiente.

“Implementamos três recursos distintos, começando pelos spots no teto, que oferecem uma iluminação geral e aberta. Executamos também sancas com luzes indiretas, proporcionando algo mais suave, bem como as versões de apoio e arandelas direcionadas junto das mesinhas laterais”, completa a arquiteta.
Veja fotos do projeto na galeria!







