Os arquitetos Lívia Ornellas e Philippe Nunes, do escritório NOP Arquitetura já estavam trabalhando no projeto deste apartamento de 212 m², quando a cliente engravidou de seu primeiro filho. Localizado em Niterói, Rio de Janeiro, este é o primeiro imóvel de um jovem casal, que acabou comprando um que já havia pertencido à família do marido antes.
A reforma foi feita em duas etapas: a primeira foi realizada antes do casamento e incluiu cozinha, sala íntima e quarto do casal. Depois, os arquitetos começaram a mexer no living. Foi nesse momento, no início da pandemia, que o quarto de bebê tornou-se prioridade.
Não houve alterações na planta do apartamento, mas os moradores fizeram alguns pedidos, que nortearam o projeto. Eles queriam um apartamento de estilo atemporal e definitivo, aliando a praticidade do dia a dia com peças de valor afetivo herdadas da família, que ganharam destaque na decoração.
Por isso, a estante de proporções generosas é a protagonista do living. Desenhada pelo escritório, ela percorre toda a extensão da parede de 7 metros, ligando a sala de estar com a sala de jantar.
O móvel tem um ar imponente e acumula inúmeras funções: serve para expor as peças antigas do acervo do casal, funciona como louceiro e ainda como rack para acomodar os equipamentos de áudio e vídeo. Alguns nichos foram fechados com portas que lembram muxarabis. O tapete com estampas maximalista de flores trouxe um ar descontraído ao ambiente.
Sobre o tão esperado quarto do bebê, o projeto foi guiado pelos desejos da mãe. Inicialmente, ela queria uma decoração inspirada em cabaninhas, mas o tema acabou seguindo uma atmosfera invernal, com paleta mais fria. As duas paredes que envolvem o berço foram revestidas de painéis de laca azul. Para criar uma sensação aconchegante, um painel de madeira clara foi aplicado ao redor da janela, criando ali um espaço perfeito para acolher a cama de apoio com gavetões inferiores.
Para ver mais fotos desse projeto, navegue pela galeria abaixo!