Reforma deixa casa de 312 m² na Barra da Tijuca mais fluida e ampla
Além de integrar a sala de estar, cozinha e copa, o projeto contemplou uma sala de cinema e uma nova disposição do telhado, abrindo espaço para um closet
Uma casa de 312 m² localizada na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) é o novo lar de um casal com dois filhos jovens. A arquiteta Paula Müller foi chamada para transformar o imóvel na morada ideal para a família, promovendo uma série de transformações no layout antes da mudança definitiva.
Uma das principais solicitações foi no térreo, integrando cozinha e sala de almoço ao estar. Para isso, o andar foi todo modificado, alterando a distribuição e posição das salas, cozinha e lavabo. No total, a casa conta com 3 andares.
“O ponto principal foi a conexão visual da entrada da casa até a área externa da piscina. A partir disso, o layout do térreo foi totalmente alterado, buscando a fluidez entre os ambientes e evitando bloqueios visuais entre a entrada e o fundo da casa. Dessa maneira, a sala e a cozinha ganharam novas posições, integradas entre si”, explica a arquiteta.
Outra mudança importante no térreo foi na posição da escada, originalmente em “U” e realocada em “L”, com o início de subida a partir da porta de entrada.
Esta alteração permitiu maior fluidez no espaço e a criação do lavabo embaixo da escada, ampliando a área social e permitindo uma sala de jantar recuada. Neste andar, vale destacar também a adega iluminada, feita em serralheria e marcenaria, com abertura para os dois lados, atendendo às salas de estar e jantar.
No mesmo piso fica também o home cinema, com aproximadamente 21 m², que comporta confortavelmente até seis pessoas e é equipado com TV, telão retrátil e sistema de som. Para dar “cara” de cinema, como queria o cliente, foi projetado um piso escalonado, com balizadores, para o sofá.
Veja também
- Casa de 1.500 m² valoriza vista para o mar e para área de preservação
- Casa de 284 m² em Alphaville vira refúgio da pandemia para moradores
“Este foi um dos desafios do projeto, devido ao pé direito baixo. Acima já tínhamos a laje do 2º andar e, abaixo, a garagem. Ainda assim, conseguimos atender ao desejo de inserir um telão com projetor, que precisou ficar aparente, já que não havia a possibilidade de embuti-lo”, revela Paula.
Outro pedido do morador foi um móvel para exibição de seus troféus. Este armário foi feito em marcenaria com portas de vidro e perfis iluminados, dando ainda mais destaque aos prêmios. No segundo andar ficam quatro suítes, sendo duas dos filhos. Elas seguem um padrão de marcenaria mais escura, com uma paleta em tons de preto e cinza, já que os filhos são todos homens.
Um destaque especial foi dado ao quarto do filho mais novo, com uma pintura geométrica na parede de cabeceira nas cores amarelo e azul, para transmitir um ar mais colorido e jovial.
Algumas varandas foram incorporadas em parte ou totalmente aos quartos, para melhor aproveitamento do espaço. Além disso, o banheiro de uma das suítes foi realocado para que tivesse iluminação natural, como os demais.
A suíte do casal é a maior da casa, com 58 m². Fica no terceiro andar e também passou por alterações significativas: parte da varanda foi incorporada ao quarto, tornando-se banheiro, e um antigo ambiente de teto inclinado se transformou no closet do casal, após uma reforma no telhado.
A paleta de cores da suíte máster, por sua vez, traz tons claros de cinza e madeira, com detalhes em preto, dourado e amarelo.
A mesa de jantar pequena e redonda foi um pedido dos moradores, para ser usada em refeições do casal e como mesa de trabalho em situações de home office. A estante em madeira com detalhes dourados, que acolhe o frigobar, a TV e objetos de decoração, camufla ainda a passagem para o banheiro, com uma porta de correr espelhada.
Já o cômodo que deu origem ao closet passou a dispor de uma altura de pé direito convencional, resultando em um closet amplo, que inclui uma penteadeira iluminada para a moradora.
O projeto entrega, portanto, uma casa ampla e integrada, com fluidez na área social, espaço de entretenimento e, ao mesmo tempo, permite que cada morador possa ter seu próprio espaço, atendendo aos gostos e demandas individuais.
Curtiu? Confira mais fotos e detalhes na galeria: