Localizada em uma vila residencial preservada entre os muitos prédios verticais que compõem o bairro de Higienópolis (SP), esta casa, possivelmente construída no início do século XX, foi reformada com projeto assinado pelo escritório Meridional Arquitetura, comandado pelo arquiteto Luiz Gustavo Sobral Fernandes.
O imóvel típico de bairros centrais da cidade de São Paulo – com pisos elevados, janelas para a rua e entrada lateral – tinha passado por uma reformulação interna na década de 1980 que eliminou sua compartimentação e distribuição interna original.
O arquiteto, então, elaborou um projeto de reforma para resgatar as qualidades espaciais da residência original, além de outros bons reparos realizados ao longo dos anos. Isso tudo para garantir que a casa fosse preservada com o mínimo de intervenções possível, estabelecendo um espaço simples, mas ainda assim aconchegante e ideal para morar e receber.
O projeto de interiores, também assinado pelo escritório, conta com peças universais que valorizam o design brasileiro e trazem conforto para o espaço, a exemplo da poltrona Mole de Sérgio Rodrigues. Alguns itens do dono do imóvel foram reaproveitados e outros, garimpados.
Durante a nova reforma, tanto a iluminação natural quanto artificial foram valorizadas, assim como todos os percursos existentes da residência.
Os armários planejados foram eliminados e substituídos por novas prateleiras mais leves e que interferem menos na qualidade espacial do imóvel.
Toda a marcenaria foi reformulada introduzindo para a parte interna e para a área externa mais cores e novos acabamentos. Os pisos e revestimentos originais, ainda conservados e de boa qualidade, foram mantidos.
No jardim, os elementos e espécies foram reconfigurados, permitindo uma nova utilidade para o espaço, que pode ser usado agora como local de lazer e convivência por moradores e visitantes.
Veja mais fotos na galeria abaixo!