Uma família composta por um casal e dois filhos já possuía este apartamento 365m², mas em 2021, após uma infiltração, os proprietários resolveram colocar em prática o sonho de fazer uma reforma completa e, para esta missão, encomendaram um projeto à arquiteta Geize Nunes e designer de interiores Alessandra Amaral, que juntas comandam o escritório 330 Arquitetura e Design.
Segundo a dupla, os clientes pediram para integrar as salas de estar e jantar, criar um closet na suíte deles e um espaço com função de copa, ampliar o corredor de entrada da cozinha, e trocar o piso existente em mármore escuro, o sistema de ar condicionado e todas as esquadrias de alumínio, incluindo o guarda-corpo da varanda da sala.
“Agora, é possível deixar totalmente livre o vão entre a área social e a varanda, debruçada sobre o mar”, ressalta Geize.
Com a reforma, uma parte do espaço antes ocupado pelas dependências de empregados foi usada não só para ampliar a largura da cozinha como também para criar uma terceira suíte que não havia na planta original.
“Era importante que os dois filhos tivessem banheiro no quarto, e não apenas um, como na planta original”, informa Alessandra. Para criar o espaço da copa solicitado pelos moradores e ampliar ainda mais a cozinha, o antigo louceiro e a despensa também foram redimensionados.
No geral, o projeto buscou criar uma atmosfera carioca contemporânea e atemporal, começando pelo uso do mesmo piso (em porcelanato cinza acetinado, de grandes dimensões) em todo o apartamento, com exceção dos quartos, que já tinham tábuas corridas de madeira sob o laminado existente e foram restauradas para deixar os dormitórios mais acolhedores.
Na decoração, é tudo novo, com exceção do lustre pendente de Murano (que hoje está na copa) e a mesa de centro do wine space (com base de mármore maciço e tampo de vidro), que já faziam parte do acervo dos clientes e foram aproveitados.
Já a seleção dos móveis novos é um mix de peças da Artefacto (que tem o toque mais clássico e sofisticado de São Paulo) com peças da Way Design (que tem a pegada mais leve e despojada do Rio). “Criamos o estilo paulioca”, brinca Alessandra.
Entre as peças de design assinado, vale ressaltar a mesa de jantar Dinn (de Jader Almeida), a mesa de centro Ardan (de Larissa Diegoli) e a mesa lateral Claire (do Studio Sette), todas fornecidas pela Way.
No quesito “paleta de cores, materiais e acabamentos”, foi adotada uma base neutra em todo o apartamento, exceto no hall de entrada, que foi pintado de verde azulado (cor Volta ao Mundo, da Suvinil), inclusive o teto e a porta “mimetizada”, criando, assim, um efeito de “caixa”. Na decoração, no geral, as cores são variações do próprio verde e aparecem pontualmente em acessórios, adornos, quadros e estofamentos para não pesar visualmente nem cansar com o tempo. Já na varanda, predominam tons de cinza, bege e verde.
Veja todas as fotos na galeria abaixo!