Projeto de iluminação ressalta o azul neste apartamento de 34 m²
A arquiteta Bya Ribeiro em parceria com o escritório DUA Arquitetura criou um projeto que conta com bancada de refeições e lavanderia.
Localizado na Barra Funda, este apartamento de 34 m² foi desenvolvido para um jovem que iria morar sozinho pela primeira vez. Com o objetivo de tornar essa nova fase ainda mais especial, ele procurou a arquiteta Bya Ribeiro e o escritório DUA Arquitetura para criar um projeto personalizado.
Entre as solicitações do morador, estava o desejo de incorporar cores vibrantes de uma maneira a não carregar o ambiente, já que o imóvel é pequeno. As arquitetas se inspiraram em um estilo moderno e industrial, optando por tons quentes e aconchegantes, com ênfase no uso de elementos amadeirados na decoração.
As cores das paredes foram escolhidas para transmitir alegria, mantendo um toque de elegância, com tons próximos ao azul Royal, galáxia e céu azul, da Suvinil. Para garantir leveza nos demais ambientes, optaram pelo cinza crômio como cor predominante.
Algumas alterações de layout foram realizadas na cozinha, e a geladeira, que antes ficava na entrada, foi reposicionada mais próxima da lavanderia. Um tanque esculpido com a ducha integrada, foi desenvolvido para evitar a exposição e manter a estética do ambiente mais limpa e discreta.
A hidráulica foi remanejada e as tomadas originais foram anuladas para receber o novo revestimento da pia, o gouache nuance da Portobello. O micro-ondas foi instalado no armário superior da lavanderia, e a fiação elétrica foi passada externamente, dentro dos moveis, para preservar tanto a estrutura quanto a beleza do projeto
A bancada de refeições, que se estende até a sala, foi desenvolvida em um formato arredondado para proporcionar mais fluidez e facilitar o dia a dia do cliente. Um painel amadeirado foi instalado na parede da sala para receber o perfil de LED acima da bancada, tornando o ambiente mais confortável e permitindo a passagem oculta dos cabos dos eletrônicos. Como o cliente gosta muito da cor azul, foram escolhidos tons intensos e suaves, que combinam com o cinza e preto.
Nos quartos, o piso laminado da construtora foi mantido, e tons de azul e cinza foram adicionados nas marcenarias para criar um contraste. Para melhorar a luminosidade no quarto principal, foi instalada uma persiana com moldura, que elimina qualquer fresta de luz. Pontos de serralheria discretos foram incorporados, para trazer também um estilo mais industrial e moderno.
No home office, uma tomada foi posicionada mais próxima da mesa, permitindo o uso de uma caixa dentro dela para esconder a fiação.
A iluminação do projeto foi planejada para otimizar o espaço, evitando o rebaixamento do forro já que o apartamento é compacto. Para isso, optaram por um trilho eletrificado, incorporando elementos pretos que contribuem na composição.
Cores quentes foram escolhidas para as iluminações indiretas, como as fitas de LED na cozinha e lavanderia, perfil de LED na área de refeições, além dos spots embutidos nos móveis laterais da cama e na mesa do home office.
Para as demais áreas, foi utilizada iluminação neutra, garantindo um ambiente mais leve e confortável à noite. Um destaque foi a iluminação no espelho do lavatório, que otimiza a realização de cuidados pessoais e serve como uma iluminação funcional principal para esse espaço.
Veja todas as fotos abaixo: