Uma família de três pessoas comprou este apartamento novo de 260m² e logo encomendou um projeto de reforma completa à arquiteta Renata Spinelli, com decoração integralmente nova. Desde o início, o casal a deixou bastante à vontade para criar, sinalizando apenas a predileção de ambos por tons neutros e o desejo de eliminar as paredes que delimitavam o hall de entrada e um dos quartos.
Como a esposa gosta de toques clássicos e o marido tem uma queda por elementos rústicos, o projeto é resultado da união entre os dois estilos. Na área social, a Spinelli adotou a paleta neutra solicitada pelos clientes – que vai do cinza ao preto, passando pelo branco e bege – no piso, paredes, sofás e acabamento das marcenarias, e pontuou com cores mais vivas apenas em alguns adornos, livros e obras de arte.
Para trazer acolhimento e “aquecer” os materiais frios, como porcelanato e revestimentos cimentícios, a madeira natural aparece em alguns móveis e no extenso painel de parede em carvalho, que mimetiza as portas de acesso ao lavabo e à circulação íntima. Já os itens de iluminação aparentes, na cor preta, acrescentaram um toque moderno e sofisticado ao conjunto.
Segundo a arquiteta, a demolição do hall de entrada permitiu integrar a cozinha com a sala, agora separadas por portas camarão com seis folhas. Já a eliminação de um dos quartos abriu espaço para a nova sala de tv e sua antiga janela foi transformada em mais uma passagem de acesso à varanda, ampliando consideravelmente toda a área social.
“Resolvemos assumir a viga de concreto que encontramos ao demolir o quarto e ainda acrescentamos iluminação nela para demarcar visualmente o novo espaço”, informa ela.
Além disso, todas as portas antigas da área social foram removidas para dar lugar a grandes vãos, que foram revestidos com pórticos de carvalho americano. Já a antiga varanda ganhou uma estante multifuncional com função de bar e um pequeno estar, de um lado, e uma área gourmet completa do outro, com direito à tv, bancada com churrasqueira, ilha com cuba e mesa de refeições com nove cadeiras.
“Como a cozinha era muito estreita e comprida, ‘roubamos’ parte da lavanderia para embutir os refrigeradores grandes, o forno e o microondas, sem comprometer a circulação”, acrescenta.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo, a arquiteta destaca o tapete indiano Erased, feito à mão em lã e seda (da Botteh Tapetes), o Buffet 2V de carvalho americano ebanizado (assinado por Jayme Bernardo para a Marche Art de Vie), o espelho com design orgânico da sala de jantar (assinados pelos designers Terinn para a Allez) e o lustre Puppet, em vidro soprado degradê (da Vistosi para a Dimlux).
Confira todas as fotos na galeria abaixo!