Pontos de cor na decoração tornam apê antigo mais alegre e aconchegante
Reforma do imóvel, que tem uma bela vista para uma mata, foi conduzida pela arquiteta Carmen Zaccaro

Ao voltar a morar no Rio de Janeiro com seus dois filhos, a proprietária de um apartamento de 110 m² localizado na Gávea decidiu reformá-lo para modernizar o imóvel e adaptá-lo às novas necessidades da família. A missão coube à arquiteta Carmen Zaccaro.
Antigo, o apartamento precisou passar por uma revisão elétrica e hidráulica. Além disso, os revestimentos dos banheiros e cozinha foram trocados, e a decoração e a iluminação foram modernizadas para criar um ambiente contemporâneo, aconchegante e alegre. A planta manteve-se quase intacta: as únicas alterações foram a ampliação da cozinha com a redução do que foi o quarto de serviço e a abertura de paredes da circulação para aumentar a área social.

Na decoração, algumas peças do acervo da cliente foram aproveitadas, como a mesa de refeições em pinho-de-riga da copa e o armário baixo em madeira de demolição da área de jantar, que faz dobradinha com o espelho de parede, no mesmo material. A estante de livros da sala, que originalmente tinha acabamento em laca branca, foi repintada em laca verde, tornando-se o principal ponto de cor do espaço.

Já a seleção dos móveis novos priorizou peças de design contemporâneo — como a mesa de centro Bank, de Jader Almeida, e o par de cadeiras Julieta, de Aristeu Pires.
“Mantive o piso de madeira em tábua corrida na sala e quartos e revesti duas paredes da sala com tijolinho rústico cinza claro para trazer aconchego e um clima de casa. As marcenarias que desenhei foram, em sua maioria, revestidas com folha natural de carvalho americano, sendo algumas com detalhes em laca, variando a cor de acordo com o ambiente”, explica a arquiteta.

A definição da cartela cromática da área social foi pensada para transmitir alegria e aconchego, mesclando uma base neutra com pontos de cores fortes, como a estante de livros verde, a poltrona com estofamento em tom laranja terroso, as almofadas, as serigrafias do artista plástico Marcelo Solá (na parede atrás do sofá) e o tapete de algodão.

Já nos quartos, as cores buscam transmitir calma e suavidade, enquanto nos banheiros predominam tons de cinza com madeira.

Veja mais fotos na galeria!








