Peças retrôs e décor futurista se encontram no apartamento de 90m²
O escritório Trees Arquitetura, dos arquitetos Eloy e Felipe Fichberg, se inspirou em filmes como 007 e Jetsons para criar este projeto
Assinado pelo escritório Trees Arquitetura, dos arquitetos Eloy e Felipe Fichberg, este apartamento de 90 m² segue um estilo retrô futurista.
“A ideia que buscamos trazer foi uma representação de como as pessoas da década de 1970 e 1980 pensavam que seriam os dias atuais. Por isso, nos inspiramos em conteúdos que focam em mostrar as novas tecnologias e traços dessa visão, como os filmes do 007 e seriados como Mad Man e Os Jetsons”, conta Felipe.
A sala de estar traz uma marcenaria com perspectiva moderna, onde as linhas exaltam as formas orgânicas para promover suavidade. “Desenhamos todos os móveis com a proposta de evidenciar aparência única a partir de uma estrutura de madeira maciça e o padrão curvo dos anos 1970. Todo o arranjo conversa na composição que resulta em um ambiente convidativo e acolhedor”, contam os arquitetos.
O sofá, executado sob medida pelo escritório, tem tonalidade azul vibrante que chama atenção. A estante com nichos assimétricos recebe a televisão, livros e objetos decorativos.
Próximo às janelas, a iluminação natural toma conta e convida para fazer uma pausa e ler um livro. Para completar o charme e leituras noturnas, uma luminária de piso completa o arranjo de contemplação. E uma poltrona assinada pelo casal Charles e Ray Eames completa o ambiente.
O home office ganhou uma mesa curva e a estante de livros se enquadra perfeitamente no pé-direito – o acabamento em madeira escura inclui mais textura no ambiente.
O quarto segue uma ideia divertida da estética retrô futurista ao exibir uma estrutura inspirada na cabine de um navio, onde a parede de cabeceira da cama se assemelha às janelas das grandes embarcações.
“Projetamos uma obra de arte que se encaixa na concepção de mesclar passado e futuro. Para valorizar ainda mais, investimos em luzes indiretas de LED que foram embutidas nas curvas. A cor amarelada é proposital para emanar uma atmosfera ainda mais aconchegante”, explica Eloy.
A estética retrô com toque moderno da cozinha traz um tom amarelado – um sonho consumo de muitos donos de casa da década de 1980. Nessa releitura, o amarelo candy entrega uma atmosfera alegre e descontraída para o ambiente e os armários embutidos receberam puxadores novos, além de incorporarem, de forma discreta, a torre quente com eletrodomésticos de ponta. O cômodo ainda é integrado a uma pequena ilha com cooktop.
Por fim, a sala de jantar se beneficia dos tons terrosos em todo o espaço e cria uma atmosfera íntima e moderna com a mesa de jantar retangular e seis cadeiras estofadas acrescentam o toque de conforto.
Confira mais fotos na galeria abaixo!