Neste apartamento de 43 m² tem mesa que sobe e desce automaticamente na varanda
O projeto, assinado pela Zalc Arquitetura, conta com soluções inteligentes como a mesa suspensa automatizada e lavanderia camuflada.
Neste apartamento de 43 m², o grande desafio foi ampliar sem integrar totalmente os ambientes – construindo privacidade entre a área íntima e social. Uso de vidro, persianas e ambientes multifuncionais foram algumas das estratégias para criar um lar prático, funcional e atemporal, em projeto assinado pela Zalc Arquitetura.
As poucas paredes presentes foram demolidas para ganhar área, o tamanho do banheiro foi reduzido para aumentar o quarto e o terraço foi integrado.
Sem as paredes, a solução foi utilizar uma pele de vidro entre o quarto e a cozinha, junto a uma persiana. Dessa forma, o morador pode escolher entre setorizar completamente ou integrar, sempre com uma barreira que impede a passagem de odores e gordura.
Logo na entrada do apartamento, foi adicionado um escritório esporádico e compacto. A lavanderia também aparece de maneira camuflada na marcenaria da cozinha.
No terraço, a mesa de jantar, projetada pelo escritório, pode subir e descer automaticamente por meios de cabos de aço e do motor escondido no forro, possibilitando mais espaço para receber.
No quarto, closet com porta de vidro e cama baixa adicionam a sensação de amplitude, enquanto o uso da madeira clara cria uniformidade e proporciona acolhimento ao cômodo.
A marcenaria foi totalmente projetada para o apartamento e mescla madeira ebanizada e azul. Tons como cinza, preto e branco também predominam no projeto, criando uma identidade impactante e, ao mesmo tempo, minimalista.
No teto, a marcenaria também se faz presente, com luminárias embutidas e camufladas entre a malha quadriculada, com efeito visual único e atrativo.
As cadeiras dobráveis do terraço foram garimpadas em um antiquário e facilitam para mudar a disposição do layout quando a mesa é levantada.





