Móveis curvos e boiseries trazem elegância para apê de 230m²
Cristiane Schiavoni, que assina o projeto, aproveitou ao máximo a estrutura pré-existente e criou um lar que reflete a personalidade dos moradores
A arquiteta Cristiane Schiavoni aproveitou ao máximo a estrutura já existente deste imóvel de 230m² no seu projeto de lar para uma família de quatro pessoas.
Na área social, o conforto e a sensação de acolhimento predominam. O mobiliário é marcado por peças curvas em tons claros, como branco, off white e bege. As linhas suaves também traz um quê de elegância ao espaço. Já os pontos de cor ficam por conta das obras de arte.
“Essa tendência do design orgânico, além de acrescentar modernidade e aconchego, contribui com o intuito, inerente ao ser humano, que é o de estar sempre próximo uns aos outros e interagir com quem nos faz bem”, detalha a arquiteta.
O home theater ganhou um sofá confortável, que complementa a estrutura de marcenaria: rack e painel se unem como uma única peça e se estendem pelo teto. “Como encontramos um espaço bem formatado, fizemos questão manter o móvel, bem como o piso de limestone que reveste todos os ambientes”, recorda-se a arquiteta.
A sala de jantar combina moderno e o clássico. Boiseries adornam a parede principal, enquanto buffet suspenso acompanha o mesmo tom off white. Próximo à mesa, o bar, com ares de cristaleira, foi idealizado para acomodar os rótulos do morador, um grande apreciador e que gosta de servir.
“Nosso escritório foi bastante detalhista nessa produção, uma vez que consideramos os tipos de bebidas, bem como as alturas certas para comportar as taças”, especifica a profissional. Para acrescentar, o vidro reflecta se torna um espelho quando as luzes de LED da parte interna são acionadas.
O projeto luminotécnico, com LED e luz indireta, foi um recurso valioso que, além de cumprir sua função primordial, valorizou o décor como um todo, incluindo as obras que arte que integram o acervo do casal. “São peças de artistas renomados, de vários países, e que contam a história dos dois. Assim, a iluminação, junto com a boiserie, foram essenciais para envolvê-las com o protagonismo que cada uma merecia”, relembra.
O apartamento ganhou uma varanda gourmet que dispõe de uma mesa com tampo de laca e espaço para oito cadeiras. Ali, a churrasqueira é um destaque a parte. Junto com a eficiente marcenaria de efeito ripado, que camufla a adega e a cervejeira, as carnes são grelhadas em um modelo parrilha, que intensifica e preserva o sabor.
Como extensão da cozinha e interligado com a varanda, a sala de almoço foi repaginada com o intuito de acolher os moradores que, ao redor da mesa de serralheria desenhada pela arquiteta, podem tomar café da manhã enquanto acompanham as primeiras notícias do dia.
Na suíte do casal, a arquiteta Cristiane Schiavoni incrementou melhorias, como a execução do armário espelhado, os nichos decorativos e a substituição do revestimento da área do box. Com a banheira, ambos vivenciam uma experiência cotidiana de bem-estar.