Uma senhora na faixa dos 70 anos que vivia em um amplo apartamento na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro) resolveu comprar este imóvel compacto, de 67m², na mesma rua onde a filha e os netos moram para ficar mais perto deles, que a visitam com frequência.
Como o imóvel estava bem deteriorado e a planta não atendia as necessidades da nova proprietária, as arquitetas Andressa Almeida e Fernanda Ramos, do escritório Ao Quadrado Arquitetura, foram contratadas para fazer um projeto de reforma geral, incluindo a decoração. “No geral, a cliente queria um apartamento clean, com uma suíte para ela e um quarto para receber os netos”, conta Andressa.
Originalmente, o apartamento tinha três quartos, um banheiro social e a cozinha era isolada da sala. Após a reforma, a cozinha foi integrada à sala, um lavabo foi criado sem precisar demolir o banheiro de serviço, um dormitório foi incorporado à área social e virou a atual sala de jantar e o dormitório foi transformado na suíte da moradora.
“Além de aumentar a sensação de amplitude, a cozinha aberta para a sala permite que a cliente curta mais as visitas quando está cozinhando”, diz Fernanda.
Na decoração, com exceção do sofá, a poltrona em couro e a cama da suíte, que foram aproveitados do apartamento antigo, é tudo novo, com destaque para alguns móveis brasileiros de design assinado, como a mesa de jantar Kollon (de Fabrício Roncca), as cadeiras de jantar Omar (de Rejane Carvalho Leite), o espelho de parede Chuva Oval (de Leo Romano), a mesa lateral Soft (de Luia Mantelli).
“A decoração é contemporânea, bem neutra e atemporal. Colocamos porcelanato cinza, tipo cimento, no piso de todo o apartamento e, na sala, um tapete de fios de garrafa pet reciclada, num tom claro. Revestimos os armários da cozinha em melamina cinza e amadeirada, e duas paredes da sala com painel de freijó natural para deixar o espaço mais acolhedor”, informa Andressa.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: