Moderno e delicado: apê tem serralheria, cimento queimado e cozinha provençal
A arquiteta Mari Milani assina o projeto deste apartamento de 118 m² que mistura elementos clássicos e industriais de forma delicada e harmoniosa.
O projeto deste apartamento de 118 m², localizado no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo, é assinado pela arquiteta Mari Milani. Criado para uma família de quatro pessoas, ela conta que a primeira intervenção foi concentrada na ampliação da sala de estar que, por sua vez, foi integrada com a cozinha e a varanda. Acompanhe as demais resoluções executadas pela profissional para essa família:
Materiais escolhidos
Com a união dos ambientes na área social, Mari adotou o mesmo piso: um porcelanato no tom de cimento queimado. Com outras referências sutis ao décor industrial, ela também aderiu o efeito mais rústico e natural do tijolinho, a iluminação por trilhos e a serralheria.
“A variedade de elementos ficou muito sutil, acolhedora e com uma leitura muito atual”, analisa ao mencionar a presença da palhinha nas cadeiras de jantar e no rack.
Detalhamento da área social
O hall de entrada é revestido com painéis, formando uma caixa de madeira. Mais adiante, nos deparamos com a mesa de jantar em freijó com suas seis cadeiras de encosto em palhinha. Na sequência, o protagonismo do setor é assumido pelo amplo rack verde e o painel de TV que delimita a sala de estar.
“Conciliamos um arranjo leve que ficou ainda mais gracioso com a aplicação dos cantos arredondados e a trançado artesanal da palhinha nas portas do móvel”, argumenta a arquiteta, que trata essa decisão como uma solução estratégica. “Além de muito delicado, ainda possibilitamos a circulação de ar que evita o superaquecimento dos itens eletrônicos como o modem da internet”, complementa.
Na varanda, a profissional dividiu a área em dois momentos: um mais reservado, que conta com um banco de madeira e uma mesa que é propícia para refeições mais afetivas, e os churrascos grelhados ficam do lado gourmet.
Cozinha campestre
A cozinha que desperta memórias e uma referência retrô que, a começar pela marcenaria provençal, que nos leva ao estilo das fazendas em uma versão contemporânea. “Eu gosto muito de explorar essa afinidade entre o clássico, no caso dos armários almofadados e puxador concha, com os eletros modernos, como a lava-louças e a geladeira”, verbaliza a arquiteta.
Mantendo o verde avistado na sala, somam-se ainda o dourado dos puxadores, o subway tile que ressalta o frontão, a bancada em lâmina sinterizada imitando madeira, que traz exatamente esse aspecto amadeirado, e a cuba farm sink.
Com ideias arrojadas, Mari criou uma marcenaria multifacetada na interface entre a cozinha e a sala: de um lado uma estante com nichos e uma torre quente para o forno micro-ondas e eletrodomésticos e, do outro, uma extensão que decora o ambiente. “Incluímos também um vão para o subwoofer, que ficou bem discreto”, conta.
Serralheria com vidro
Em dois pontos específicos – a separação entre cozinha e área de serviço e o acesso aos dormitórios – o projeto se utiliza da privacidade e estilo das esquadrias em serralheria e vidro.
Com a aplicação do vidro mini boreal, a arquiteta Mari Milani apostou no desenho de arcos que trouxeram mais um leve toque clássico ao apartamento. Aproveitando o recuo, também incluiu um móvel de apoio que incorporou a adega, a cristaleira e o cantinho do café.
Já para a divisória de acesso para a área de serviço, a opção foi pelo vidro canelado, que cria um efeito ritmado e preserva o interior do ambiente.
Quartos
Na ala íntima, Mari acompanhou a referência da paleta, mas também trouxe novos tons, como os terrosos, que se uniram à proposta. Nas formas, a geometria se fez presente nos detalhes, nos espelhos e nas obras de arte, criando uma unidade estética trabalhada em todo imóvel, onde as formas moldaram os revestimentos e materiais em cenários criativos e marcantes.
A palavra que norteou a reforma da suíte principal foi aconchego em sincronia com a otimização do espaço. O corredor do quarto foi usado para acomodar uma sapateira, seguido pela penteadeira e o closet.





