Mix de elementos naturais e industriais marca décor deste apê de 67 m²
Para o primeiro imóvel do jovem casal, o escritório BOX14 Arquitetura integrou ambientes e otimizou o espaço
Quando o jovem casal comprou seu primeiro apartamento em São Paulo, a escolha foi por um imóvel de 67 m² que recebia muita luz solar. “Eles buscavam um lar claro e aconchegante, com uso de revestimentos naturais (madeira, pedra, tijolo) e brutos (cimento, aço, ferro). Também gostavam de elementos do estilo industrial, porém não queriam que fosse um projeto frio e impessoal”, explica o escritório BOX14 Arquitetura, responsável pela reforma.
O primeiro passo foi integrar cozinha, living e varanda, retirando as divisórias e setorizando cada espaço com a marcenaria. O móvel da TV funciona como rack e se estende até a varanda, onde vira o banco da mesa de jantar. Vigas descascadas e um painel ripado fazem o fechamento dos móveis da cozinha virados para sala.
Na cozinha, a península feita de granilite amplia o espaço de preparo e serve como local para refeições rápidas. A marcenaria foi desenhada com espaços específicos para determinados utensílios – como a batedeira e o forno multifuncional – e a prateleira sobre a pia deixa os temperos sempre à mão na hora de cozinhar.
Um jardim vertical preservado traz o verde para o lado da churrasqueira. Sobre o banco que também é um baú, a parede de tijolos expõe lembranças de viagens e itens de garimpo dos clientes.
No piso, os ladrilhos hidráulicos da área molhada da churrasqueira fazem um encontro não linear com o piso de madeira do resto do apê. A ilha de granilite abriga cervejeira, adega e um cooktop de indução.
No hall de entrada, o móvel desenhado e executado pelo próprio cliente é usado como bar. Ao seu lado, a poltrona Trevo Armor da Prototype cria um espaço de estar na entrada.
Para a suíte do casal, a cama tem gavetões para armazenamento de fácil acesso. Parte da iluminação é feita por meio de um perfil linear que pega todo comprimento vertical do quarto, indo da porta de entrada até a cabeceira.
A paleta de cores e de materiais traz o branco nas paredes, teto, serralheria, marcenaria e nos itens de iluminação. Há também marrom no acabamento dos móveis e no piso de madeira. O cinza aparece nas vigas e nos pilares de concreto, no mobiliário e no piso de porcelanato da cozinha e banheiros. Preto e verde completam as escolhas cromáticas.
Para a iluminação, só houve rebaixamento de forro na cozinha, lavanderia e banheiros para esconder as tubulações. O resto do projeto recebeu perfis lineares e arandelas, além de fitas de led na marcenaria.
Veja mais fotos!