Minimalismo e design brasileiro se destacam neste apartamento

Em Curitiba, o imóvel teve a cozinha e as áreas sociais integradas e ganhou acabamentos aconchegantes

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 20 jan 2021, 16h38 - Publicado em 3 set 2020, 11h41
apartamento-Schuchovski-Arquitetura6
(Eduardo Macarios/Casa.com.br)

Depois que um casal de São Paulo se aposentou, resolveu voltar para a cidade Natal, Curitiba. E, para curtir essa nova fase da vida com conforto e estilo, escolheram um apartamento de 180 m², que ganhou um projeto de estilo e design minimalista e pautado pelo design brasileiro, assinado pelo escritório Schuchovski Arquitetura.

apartamento-Schuchovski-Arquitetura7
(Eduardo Macarios/Casa.com.br)

No brefing passado pelos moradores, estava o desejo de ver a essência mínima, que eles admiram, nos ambientes, mas sem abrir mão do conforto, arte e design. Além disso, queriam que alguns ambientes, antes pouco usados, fossem redistribuídos a fim de serem aproveitados.

apartamento-Schuchovski-Arquitetura13
(Eduardo Macarios/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Para criar a atmosfera que os clientes queriam, os arquitetos partiram para a integração dos ambientes e removeram as paredes da cozinha. Dessa forma, o layout do apartamento ficou mais livre e com espaços para circulação bem definidos. A área de leitura, sala de jantar, espaço gourmet e estar foi ampliada com a adição da cozinha.

apartamento-Schuchovski-Arquitetura14
(Eduardo Macarios/Casa.com.br)

Além disso, trabalharam bem o contraste de materiais e cores para trazer mais personalidade ao décor. Na decoração, aliás, o design brasileiro se encontra em diversas gerações. Direto da era modernista, vem a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, e para representar o design contemporâneo nacional, o cabide de chapéus Stand By, de Claudia Moreira Salles, e peças de Jader Almeida para a Sollos.

Continua após a publicidade
apartamento-Schuchovski-Arquitetura15
(Eduardo Macarios/Casa.com.br)

Quanto aos materiais, destaca-se o piso de porcelanato com aparência de concreto, que, junto com as paredes brancas, criaram a base perfeita para o teto revestido de freijó. Esse recurso foi usado para criar um conforto visual ao projeto.

Para reforçar a ideia de contraste, os arquitetos desenharam a cozinha como um bloco escuro ao lado da área social. Nesse ambiente, trabalharam a ergonomia buscaram usar materiais e composições de cores inusitadas.

Continua após a publicidade

Para ver mais imagens deste apartamento, confira a galeria abaixo!

Publicidade