Quando os clientes procuraram as arquitetas Juliana Silva e Amanda Mori, do escritório Go Up Arquitetura, para fazer o projeto desse estúdio de apenas 26 m², localizado em São Paulo, a ideia inicial era realizar uma reforma que proporcionasse praticidade e conforto para que fosse alugado em temporada.
O casal tinha como premissas muitas das experiências que viveram enquanto profissionais do setor de saúde, que estão sempre em viagens a trabalho, participando de cursos, eventos etc. O foco principal era que o imóvel fosse funcional, moderno e que atendesse com conforto as necessidades do dia-dia.
Para isso, ao elaborar o layout, optaram por deixar o espaço totalmente aberto e integrado, possibilitando que a luz natural permeasse todos os ambientes, e deixando uma sensação de amplitude e leveza. Para as cores, utilizaram tons mais frios e calmos que criam uma sensação de descompressão e proporcionam um conforto maior.
Na disposição conseguiram montar uma cozinha completa, espaço de armazenamento, uma pequena sala com TV e área de jantar, espaço de dormir e relaxar, uma área reservada para o café e outra para home office e estudos.
E para que tudo funcionasse linearmente, mantiveram a disposição do layout em L, seguindo a planta original e deixando a circulação no centro. Isso possibilitou ao máximo o aproveitamento de espaço, já que todas as paredes foram utilizadas e a circulação não ficou duplicada ou cruzada.
Para intensificar a sensação de amplitude optaram por escolher revestimentos e acabamentos únicos, como o piso de porcelanato que simula madeira, que vai do acesso da cozinha, à pequena sala, quarto e banheiro. Além da paginação ampliar o espaço, é um revestimento mais funcional que traz aconchego na aparência e funcionalidade na limpeza, manutenção e durabilidade.
A cozinha planejada possui todos os equipamentos necessários de uma cozinha comum, como espaço para cozinhar e lavar, armários para equipamentos, espaço para armazenamento de itens de limpeza, e um cantinho do café.
No armário que atende o quarto, além de um espaço de roupeiro também fizeram um “acesso” para as malas de viagem, e no home office, a mesa possui espaço interno para deixar a bancada livre.
Veja mais fotos na galeria abaixo: