A moradora deste micro-apartamento de apenas 20 m² morava em Belo Horizonte e sonhava em se mudar para o Rio de Janeiro para estudar design de moda. Como continuar na capital carioca após o término da faculdade também estava nos seus planos, seu pai resolveu presenteá-la com o imóvel, localizado no Leblon.
O problema é que ele se encontrava em péssimo estado, o que levou a uma reforma completa comandada pelos arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório Pílula Arquitetura.
“Juliana nos pediu um projeto de estilo industrial que fosse também colorido e cheio de personalidade, como ela.
E ainda nos lançou o grande desafio de fazer todos os ambientes de um apartamento padrão caberem em apenas 20 m², incluindo sala de estar, jantar, home office, cozinha, lavanderia, banheiro e quarto. Outro pedido dela foi incluir no projeto uma geladeira de visual retrô na cor laranja”, conta Richard.
“No início, achamos que a geladeira se tornaria um elefante branco na sala, mas no final, amamos o resultado e o eletro acabou assumindo o protagonismo no décor do espaço”, acrescenta Maria Clara.
Para obter a atmosfera industrial solicitada pela moradora, os arquitetos descascaram todas as estruturas de concreto do imóvel para deixar as lajes e as vigas aparentes, revestiram duas paredes até meia altura com tijolinhos em tom de cimento e pintaram algumas paredes de azul petróleo para alegrar o espaço.
“O painel rosé atrás da cama adicionou o toque feminino que faltava no espaço”, pontua Maria Clara.
Por fim, o layout do banheiro, único cômodo isolado do miniloft, foi modificado para ganhar mais espaço de bancada e box. Mesmo integrados, os outros ambientes foram setorizados através da marcenaria desenhada pelos arquitetos.
“Destacamos o guarda-roupa ventilado ao lado da cama e a marcenaria do painel de TV, com acabamento ripado de madeira pinus e lateral que funciona como um armário vertical, servindo de apoio à lavanderia”, ressalta Richard.
Para evitar que o micro-apartamento parecesse ainda menor por conta das cores e materiais de acabamento escolhidos, os arquitetos revestiram algumas paredes com espelhos. Além de conferir mais amplitude ao espaço, este recurso potencializou a presença da luz natural que vem das pequenas (e únicas) janelas do espaço.
Gostou do projeto? Confira então mais fotos e detalhes na galeria: