Mesa de concreto em varanda gourmet é destaque em apê de 270m²

A arquiteta Patricia Miranda, à frente do escritório Raízes Arquitetos, apostou na combinação entre a madeira e o concreto

Por Redação
2 jun 2023, 13h00
Área gourmet com mesa de concreto, cadeiras amarelas, marcenaria laqueada cinza e adega.
 (Caca Bratke/Casa.com.br)
Continua após publicidade

Na reforma do apartamento com 270m², a principal função da arquiteta Patricia Miranda, à frente do escritório Raízes Arquitetos, foi proporcionar ambientes funcionais, harmoniosos e aconchegantes, tendo a combinação madeira mais a cor cinza do concreto como ponto de partida.

Sala de jantar com mesa com tampo branco laqueada, luminária e cadeiras de madeira com palhinha.
(Caca Bratke/Casa.com.br)

Uma mesa com tampo de laca branca, gravuras de Sérvulo Esmeraldo e Amílcar de Castro na sala de jantar, contrapõem-se à cor presente na tapeçaria do sofá e das cadeiras. Contrastes nos ambientes deste lindo imóvel que valorizaram ainda mais o décor de estilo contemporâneo.

Área gourmet com mesa de concreto, cadeiras amarelas, marcenaria laqueada cinza e adega.
(Caca Bratke/Casa.com.br)

Na varanda gourmet, as cadeiras amarelas, assinadas pelo designer Fernando Jaeger, se unem a mesa de concreto: a protagonista do projeto.

“Foi preciso içá-la até o local, garantindo esse visual rústico com uma elevação de 15 cm para comportar um apoio em madeira, executado para manipular alimentos”, detalha a arquiteta. “Além disso, a mesa tem estrutura metálica e os pés foram revestidos com madeira, num desenho exclusivo que detalhamos”, esclarece.

Continua após a publicidade
Sala de tv com rack e parede azul, cinza, amarela.
(Caca Bratke/Casa.com.br)

A sala de TV é delimitada discretamente pelo mobiliário, impedindo que os ambientes sejam inundados completamente pela luz natural. No décor, tecidos delicados que tornam o momento de receber os amigos ainda mais agradável, e as tonalidades mais fortes que foram salpicadas pela arquiteta: a parede azul que se mescla à face branca onde foi instalada a TV e, do outro lado, a meia parede amarela que tem sua intensidade balanceada pelo cinza, na sintonia que remete a escolha da Pantone em 2021.

Cozinha com marcenaria branca e parede verde e cinza.
(Caca Bratke/Casa.com.br)

Na cozinha, para a escolha da bancada, além da estética, a arquiteta priorizou o uso de materiais duráveis e resistentes, caso do Neolith, resultado da combinação de minerais naturais sinterizados.

Continua após a publicidade

“É um produto de ponta para ser usado na cozinha, por resistir ao calor intenso, não risca nem com uso de faca diretamente sobre ele, é de fácil limpeza, não desbota com o tempo e não muda suas características em contato com alimentos ácidos”, explica Patricia Miranda.

Cozinha com marcenaria branca e bancada cinza.
(Caca Bratke/Casa.com.br)

No lugar do frontão, a arquiteta seguiu com o mesmo material por mais 55 cm de altura, até o alinhamento do gabinete superior, deixando o visual mais limpo e elegante. Optamos pela mistura de materiais, que deu bossa gostosa ao ambiente. Temos o cinza das bancadas, a parede de ladrilhos hidráulicos geométricos e os armários com revestimentos de vidro branco e madeira natural”, pontua.

Home office com mesa de madeira, cadeira de escritório, estante com nichos.
(Caca Bratke/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

No home office, a arquiteta apostou na combinação entre prateleiras metálicas e uma bancada em madeira freijó desenhada especialmente para o local. A iluminação com LED embutido contribuiu perfeitamente para o trabalho no computador e ainda valorizou os traços naturais da madeira.

Banheiro com ladrilhos, marcenaria branca e armário aéreo espelhado.
(Caca Bratke/Casa.com.br)

Nesse banheiro com ares de tranquilidade, o branco impera e a escolha dos revestimentos se apresenta como um elemento especial. Uma composição de seixo rolado que se encontra com os azulejos verde-água, do box, em uma combinação muito aprazível.

Veja mais fotos na galeria abaixo: 

Publicidade