Marcenaria multifuncional abriga na cozinha a geladeira e no hall a sapateira
O principal objetivo da reforma deste apartamento de 65 m², assinada pelo escritório OCCA+, era criar uma área social mais integrada e fluida.
Este apartamento de 65 m² no bairro de Perdizes, São Paulo, tinha em sua uma planta original muitas paredes que segmentavam o ambiente. Os pedidos do cliente ao escritório OCCA+ eram aumentar a área social, com sala de estar ampla e integrada com a cozinha, com espaços muito bem organizados e fluidos.
A obra começou com a demolição da alvenaria de divisão entre a sala de estar e o dormitório de visitas. Além disso, foi construída uma nova alvenaria alinhada à parede hidráulica do banheiro social.
Com isso, a área social do apartamento foi expandida. Um painel de marcenaria que, alinhado às alvenarias internas da sala de estar, demarcou a divisão entre a área íntima e a social, conectando-as por meio de uma porta painel oculta.
Houve uma segunda demolição da alvenaria entre os dois banheiros e entre os dormitórios, permitindo o aumento do banheiro social e uma melhor circulação interna à suíte. Um armário de marcenaria de divisão entre os dormitórios incluído no projeto serve a ambos os cômodos simultaneamente.
No projeto, o escritório buscou destacar todos os movimentos descritos a partir das tonalidades e materialidades das soluções arquitetônicas. A marcenaria e as paredes e tetos do hall de entrada foram executados com a mesma cor, que transpassa para a caixa da geladeira do lado oposto.
Os armários de divisão entre os dormitórios foram alocados sob a viga de divisão, marcando a conformação original dos cômodos, e a estante e parede da sala de estar foram executadas com o mesmo padrão amadeirado.
O terceiro e último movimento do projeto consistiu na demolição da alvenaria entre cozinha e hall de entrada. Isso causou a reorganização do layout dos dois cômodos com uma marcenaria multifuncional da divisão dos ambientes: pelo lado da cozinha, abriga a geladeira, e pelo lado do hall, funciona como sapateira, banco ou maleiro.
Com uma paleta de cores suave, o projeto destaca alguns pontos de cor, como as paredes e tetos do hall de entrada e as cadeiras em tons de rosa e mesa e quadros com elementos na cor azul.