Madeira, cinza e toques de preto compõem este apê de 150m²
O projeto - assinado pelo escritório Ikeda Arquitetura - segue um estilo contemporâneo clean para aproveitar ao máximo a vista
Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 11h51 - Publicado em 8 jun 2022, 13h00
Um casal de empresários do ramo hoteleiro, com uma filha de 15 anos e um filho de 11 anos, comprou este apartamento com 150m² na zona sul do Rio de Janeiro motivado, principalmente, pela localização e pela vista panorâmica da cidade a partir da Praia do Flamengo.
Em seguida, eles procuraram a arquiteta Gabriela Ikeda, do escritório Ikeda Arquitetura para fazer um projeto de reforma total de todos os cômodos, com tudo novo na decoração, exceto a mesa de jantar Saarinen, que veio da residência anterior.
“Basicamente, eles pediram para integrar a cozinha, a sala e a varanda, com a possibilidade de isolar a cozinha da área social, quando necessário”, conta Ikeda.
Continua após a publicidade
A nova planta em conceito aberto teve como objetivo tornar o dia a dia da família mais funcional, além de estimular o convívio, não só entre os próprios moradores como também das visitas ocasionais.
O escritório apostou na mistura de materiais, com destaque para a serralheria pintada de preto e o painel de correr em madeira natural clara (com duas folhas), que separa a cozinha da sala. Entre as principais modificações na planta do imóvel, a arquiteta destaca justamente a localização da cozinha.
“O objetivo foi realocar toda a área social na frente do apartamento e assim aproveitar ao máximo a bela vista da Praia do Flamengo”, justifica ela.
Continua após a publicidade
A decoração segue um estilo contemporâneo que procura equilibrar elegância e aconchego. Como os clientes gostam de cores neutras e preto, o escritório trabalhou uma paleta em tons cinza e detalhes em preto, inserindo madeira clara para aquecer os ambientes. Já o quarto da filha tem forte presença das cores branca e preta, uma solicitação dela.
“Amo misturar serralheria com marcenaria nos meus projetos. Na dose certa, a presença do ferro na cor preta dá um toque de modernidade ao projeto, sem abrir mão da elegância”, defende Ikeda.